Quatro deputados pernambucanos, entre eles Silvio Costa Filho (PRB), indicado para a vice-presidência, estão na comissão especial da Previdência. Os demais são Carlos Veras (PT), Fernando Rodolfo (PR), ambos titulares, e o pastor Eurico (Patriota), suplente. Outros parlamentares do estado podem fazer parte do grupo com indicações de partidos que ainda não se posicionaram.
No PSB, por exemplo, segundo o líder da bancada, Tadeu Alencar, 16 deputados demonstraram interesse em participar da comissão. Os socialistas podem fazer seis indicações, sendo três titulares e três suplentes. O socialista deverá apresentar os nomes até terça-feira.
Na condição de vice-presidente, Silvio Costa Filho afirmou que um dos motivos que o levou a aceitar representar o seu partido na comissão foi a possibilidade de retirar da proposta da reforma os pontos que se referem aos trabalhadores rurais e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Estamos convencidos que, independentemente da coloração partidária, qualquer presidente teria que fazer a reforma da Previdência. Entendemos que ela é muito importante para o Brasil, mas agora iremos discutir o mérito dos trabalhadores rurais e do BPC”, justificou o parlamentar.
Ao comentar a indicação, Veras afirmou que irá redobrar os esforços “na luta contra essa criminosa reforma e em defesa da classe trabalhadora”. “Usaremos todos os instrumentos políticos e regimentais em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Nosso principal escudo será a Constituição Federal que garante o direto à seguridade social”.
Diario de Pernambuco