Raquel faz balanço dos 30 dias de gestão

Wagner Gil

Na última segunda-feira (30), a prefeita Raquel Lyra (PSDB) completou exatos 30 dias de governo à frente do Palácio Jaime Nejaim. Primeira mulher eleita para o cargo máximo do Poder Executivo municipal, a data também traz uma série de simbologias, já que seu pai, João Lyra Neto, e seu avô, João Lyra Filho, já foram prefeitos em duas oportunidades. “Foram 30 dias de muito trabalho, mas estou bastante motivada e conto com o apoio de pessoas que também estão motivadas”, afirmou.

No dia que completou 30 dias, ela teve uma agenda intensa, inclusive com a visita do deputado federal Betinho Gomes (PSDB), que veio anunciar a liberação de uma verba parlamentar que vai beneficiar Caruaru e região, com a compra de um tomógrafo para o Hospital Regional do Agreste (HRA), equipamento orçado em mais de R$ 1,2 milhão. “Uma unidade que recebe muitos acidentados de motos é fundamental ter esse tipo de equipamento. Excelente notícia a que recebemos”, disse Raquel.

O deputado também conversou com a nossa equipe de reportagem. “Para 2017 vamos indicar algumas verbas que ajudarão a prefeita Raquel Lyra a fazer obras importantes em Caruaru”, disse. Ele falou que faria indicações para fortalecer o investimento social e a educação. “São áreas que os municípios sentem muitas dificuldades. “Temos certeza da capacidade administrativa de Raquel e a bancada de Pernambuco estará unida para lhe ajudar a atrair recursos, pois temos a garantia que serão bem aplicados”, pontuou.

A prefeita fez um balanço de seus 30 primeiros dias no comando da prefeitura. Ela relembrou algumas ações importantes, como o diagnóstico e a visita à Vila Canaã, o seminário ‘Juntos Pela Segurança’, além do encontro com o presidente e com a vice da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens e Turismo (Abav), Marcos Teixeira, e Fátima Bezerra, que vão realizar evento entre os dias 17 e 20 de março, na Capital do Agreste. O objetivo desse encontro é divulgar as potencialidades turísticas de Caruaru.

Ela falou das dificuldades encontradas e o esforço para manter os serviços básicos sem interrupção. “Nosso esforço máximo foi manter os serviços públicos essenciais. Todos sabem o momento que estamos passando, as questões que estão envolvidas na administração de Caruaru dos contratos temporários, da coleta de lixo, da iluminação pública. São contratos que estavam vencidos e nós estamos trabalhando para garantir sua preservação”, disse a prefeita. Raquel recebeu ainda uma recomendação do Ministério Público para não contratar estagiários até que a folha seja reduzida de forma drástica.

Raquel destacou também o início do ano letivo e o esforço da equipe em garantir merenda, prédios para aulas etc. “Trabalhamos para garantir o calendário escolar, andamos a passos largos com o contrato da merenda escolar, do transporte escolar, na compra de bancas e equipamentos para garantir o início de um ano letivo na próxima segunda-feira (6)”, afirmou.

Em relação à Vila Canaã, ela disse que iria fazer importantes transformações. “O trabalho está correndo bem por lá. Estaremos no local na próxima segunda-feira (6), para visitar a escola que já está recebendo reformas depois de nossa visita e adequações para garantir um melhor acolhimento às crianças”, revelou a tucana.

Raquel também falou sobre a visita a Campina Grande. Vale lembrar que quando foi prefeito pela primeira vez, João Lyra Neto criou o ‘Abraço do Forró’ entre Caruaru e a cidade paraibana, pondo fim a uma rivalidade e criando uma parceria cultural. “Vamos reeditar isso (Abraço do Forró), trazer para antes, até mesmo na contratação dos shows. Vamos tentar fazer em parceria, pois, em época de crise, temos que economizar e buscar racionalizar os recursos públicos. Fui bem recebida em Campina pelo prefeito Romero Rodrigues e sua equipe. Vamos recebê-los aqui no São João e também faremos visita lá. Nosso esforço será economizar sem perder nossa identidade cultural”, completou.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *