Raquel Lyra e Tony Gel aparecem empatados em pesquisa encomendada por meios de comunicação

Na manhã da última sexta-feira (21), o Instituto 6Sigma, de Campina Grande, apresentou resultado de um pesquisa para o segundo turno com Tony gel com 39,9% das intenções de voto, contra 39,6%, de Raquel Lyra (PSDB).  Brancos e nulos 7,1% e não sabe ou não respondeu 11,2%. Nenhum dos candidatos 1,4%. O levantamento teve registro na Justiça Eleitoral com o número 0277-2016.

Essa pesquisa foi encomendada por alguns órgãos que compõem à Câmara setorial da Comunicação, da Associação Comercial e Industrial de Caruaru, a ACIC. Entre os órgãos que bancaram a pesquisa estava a Rádio Caruaru FM, Rádio jornal, Globo FM, Cultura e TV Jornal, além da Rádio Liberdade.

Quando é analisado os votos válidos, o placar permanece apertado com Tony Gel (PMDB) 50,19% e Raquel Lyra (PSDB) 49,81%. Instituto também quis saber em relação à expectativa de vitória. Nesse cenário o peemedebista apareceu com 53,8% contra 32% de Raquel, “Isso acontece porque Tony vinha liderando todas as pesquisas e venceu no primeiro turno. Então é normal ele aparecer nesse momento com uma maior expectativa. Acredito que nas próximas pesquisas esse quadro mude”, analisou o cientista político, Arnaldo Dantas. Nesse segmento (expectativa de vitória), 14,2 não souberam responder.

Em relação à rejeição, Tony Gel lidera com Tony Gel (PMDB) 40% e  Raquel Lyra (PSDB) tem 36%. Brancos/Nulos 7,1%. Não sabe: 19%. “A análise que faço dessa pesquisa é o crescimento de Raquel em relação ao resultado do primeiro turno. Ela vem com o crescimento constante e encostou no adversário. Isso vai deixar sua militância mais motivada e aumentar sua expectativa de vitória. Essa semana será muito decisiva. Os debates serão importante para buscar o eleitor indeciso”, avaliou Dantas.

Ele lembrou que no primeiro turno Raquel teve 26% dos votos e analisando a pesquisa, ela apontou um um crescimento de 13%. Já Tony, teve 37% dos votos e apareceu com 39%,. Crescendo dentro da margem de erro que é de 2,9%. “Essa é eleição é o que chamamos de clássico no futebol, mas o quadro nesse momento é ligeiramente favorável à Raquel que vem crescendo e esse apoios que ela recebeu estão fazendo à diferença”, disse Dantas.

O Instituto 6Sigma apontou ainda uma aprovação de 10,6% para o Governo Michel Temer; de 13,4% para Paulo Câmara e 31,4% para o Governo José Queiroz.  Um dado que chamou bastante atenção foi o número de pessoas que reprovam o Governo Paulo Câmara: 46,4% acham sua administração Rui ou Péssima.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *