A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, não poupou apoio às mulheres grávidas, da cidade e do campo, que estiveram presentes no lançamento do projeto “Mergulhando na Saúde”, que aconteceu na quarta-feira (25), no Colégio Municipal Álvaro Lins. O “Mergulhando na Saúde” tem como finalidade oferecer, gratuitamente, atividade física de qualidade às gestantes, expandindo o atendimento social e humanizado.
“Nossa intenção é melhorar, a cada dia, os serviços oferecidos às nossas gestantes. Estive na Casa de Saúde e lá já acontece o parto humanizado, com o acompanhamento das doulas. Eu conversei com algumas grávidas que estão muito satisfeitas com o novo modelo de atendimento. Nós faremos de Caruaru a melhor cidade para se nascer, por isso, estamos trabalhando arduamente através das secretarias de Políticas para Mulheres, Saúde e Educação para que nossas crianças sejam acolhidas e bem tratadas desde o ventre da mãe”, afirmou Raquel.
Para a desempregada Samira Silva, que precisou sair de Caruaru para ter dois filhos, os projetos criados pela prefeitura lhe proporcionam mais confiança e valorização. “Eu morria de medo de filhos nesta cidade. Dei a luz duas vezes, uma em Buíque e a outra em Pesqueira. Agora, me sinto feliz em poder ter o meu filho em Caruaru pois, além do acompanhamento que eu faço no posto de saúde, agora posso contar com as aulas de hidroginástica, coisa que nunca tive e nunca ouvi falar que alguém de baixa renda tivesse acesso, e ainda o parto humanizado. Agora sim, Caruaru tem uma prefeita que olha para as mulheres”, garantiu.
As aulas irão aprimorar a capacidade aeróbica e muscular, combater as sensações de stress, ansiedade e/ou depressão, equilibrando o bem-estar psicológico e a valorização da autoestima, além de colaborar para um retorno mais rápido ao peso pré-gravidez e controlar a pressão arterial, diminuindo as complicações no parto, beneficiando a saúde da mulher e do bebê, e também atuará na recuperação pós-parto.
“Sabemos que o período da gravidez é marcado por mudanças corporais fisiológicas e anatômicas e que nem toda mulher está preparada para viver em harmonia com as sensações que o corpo produz, como dores lombares, por exemplo, foi pensando nisso que criamos o “Mergulhando na Saúde”, um projeto que chega à camada mais pobre da sociedade para garantir apoio e bem-estar às mulheres e também para trabalhar no fortalecimento do vínculo da mãe com o bebê”, ressaltou a secretária de Políticas para Mulheres Perpétua Dantas.
O projeto “Mergulhando na Saúde” será realizado em parceria com a Secretaria de Educação, Saúde e a Asces-UNITA.