Pautas do Congresso Nacional, a passagem do deputado federal Jair Bolsonaro (PP/RJ) por Pernambuco e a presidência do PSB de Caruaru foram alguns dos temas debatidos na Rádio Folha de Pernambuco, na manhã desta quinta (12), com a presença da deputada Raquel Lyra (PSB). A parlamentar, que assumiu recentemente a executiva municipal do seu partido, conversou com os jornalistas Márcio Didier e Jota Ferreira.
Na entrevista, Raquel falou das pautas discutidas recentemente no cenário nacional. “Temas como a flexibilização do Estatuto do Desarmamento e a redução da Maioridade Penal não são os mais relevantes, neste momento, para o Brasil”, expressou. A deputada defendeu recentemente, no plenário da Assembleia Legislativa, que é preciso redefinir, com urgência, no Congresso Nacional, o pacto federativo para aperfeiçoar a distribuição das riquezas arrecadadas com os impostos em beneficio dos municípios brasileiros e da população. Atualmente, 60% dos tributos recolhidos ficam com o Governo Federal, enquanto apenas 23% cabem aos estados e 17% aos municípios.
Em relação à presença do deputado federal Jair Bolsonaro, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na última sexta-feira (06), a parlamentar indagou que o deputado do Partido Progressista do Rio de Janeiro, não seja o tipo de ídolo que a população deve seguir, apesar do respeito que tem pelos seus eleitores. “Antes, homenageávamos grandes líderes políticos, como Miguel Arraes, Pedro Simon, Fernando Lyra, Cristovam Buarque”, exemplificou.
Já sobre o PSB de Caruaru, a nova presidente da executiva municipal falou que vai buscar os companheiros de partido, lideranças locais e os diversos seguimentos da sociedade, tanto urbana, como rural, para discutir um projeto para cidade nos próximos anos. “Quero um projeto que una Caruaru. Quero poder liderar esse processo e foi isso que o PSB me incumbiu”, disse Raquel.