A deputada estadual e prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), se despediu, ontem (20), da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Antes, pela manhã, na reunião da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), a deputada, que também é presidente do colegiado, aprovou uma proposição de sua autoria que determina a presença de, no mínimo, uma mulher na composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Acatada por unanimidade, a mudança está contida na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 01/2015.
Órgão diretivo da Alepe, a Mesa é formada por 11 deputados responsáveis pelos trabalhos administrativos e legislativos da instituição. Segundo o texto, a Casa deverá assegurar ao menos um integrante de cada sexo na estrutura desse colegiado, assim como na formação das Comissões Parlamentares. A deputada e autora do projeto lembrou a existência de matéria semelhante em tramitação no Congresso Nacional.
“É um projeto para que o segmento feminino seja representado em posições de poder. Se não houver política pública, a mulher está condenada a não conseguir sair de casa, muito menos entrar na vida pública”, ressaltou Raquel, que é a primeira prefeita eleita do município do Agreste.
Na despedida da CCLJ, Raquel agradeceu aos membros da Comissão pela parceria e pelos bons debates que fizeram ao longo desse tempo em beneficio do povo de Pernambuco. Os deputados Romário Dias, Rodrigo Novaes, Ângelo Ferreira, Aluísio Lessa, Augusto César e Simone Santana elogiaram Raquel pela excelente condução dos trabalhos na CCLJ.
Pela tarde, na Reunião Plenária, sendo a primeira a se pronunciar, Raquel Lyra foi escolhida pela Mesa Diretora para receber um buquê de flores em homenagem aos prefeitos eleitos. Além dos deputados e dos profissionais com quem conviveu com reciprocidade e respeito na Casa de Joaquim Nabuco, a parlamentar agradeceu à população de Caruaru pela oportunidade de ser prefeita do município.