Recife: candidatos falam sobre sua 1ª ação no cargo

Do G1 PE

rec

O G1 questionou cada um dos oito candidatos a prefeito da capital pernambucana sobre “qual seria a sua primeira ação à frente da Prefeitura do Recife”. Carlos Augusto (PV), Daniel Coelho (PSDB), Edilson Silva (PSOL), Geraldo Julio (PSB), João Paulo (PT), Pantaleão (PCO), Priscila Krause (DEM) e Simone Fontana (PSTU) tiveram até 1 minuto para responder à pergunta feita pela reportagem.

Confira, a seguir, trechos do que respondeu cada um dos prefeituráveis. As respostas estão listadas segundo ordem alfabética dos nomes registrados no sistema de candidaturas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).

Carlos Augusto (PV):
“As pessoas estão sentindo falta do prefeito na rua, do prefeito que tenha sensibilidade, mas que tenha vivido os problemas delas. Nós vamos botar todo o secretariado na rua, nós vamos andar pelos lugares que a gente andou neste ano inteiro para que o secretariado sinta na pele a dificuldade que você tem no seu dia a dia.”

Daniel Coelho (PSDB):
“A primeira medida, o primeiro compromisso nosso é fazer funcionar o que já existe. Não dá para inaugurar um hospital novo e deixar os mais de 180 unidades de postos de saúde e policlínicas sem médicos, sem atendimento e sem os equipamentos necessários. Não dá para inaugurar uma escola bonita e deixar uma rede com mais de 300 unidades também abandonadas.”

Edilson Silva (PSOL):
“Estabelecer um mutirão, logo no primeiro dia, convocando todos os setores que trabalham com inovação tecnológica para que a gente possa pensar numa gestão com inovação. Como é que vamos melhorar a participação popular e como é que nós vamos melhorar a qualidade da gestão em todas as áreas.”

Geraldo Julio (PSB):
“Um dos assuntos mais importantes para a gente resolver na cidade é exatamente a situação da [avenida] Conde da Boa Vista, por onde passam muitas pessoas todos os dias, tanto no transporte público quanto a pé também. A gente estudou e fez um projeto, porque ali não cabia nenhum tipo de improviso.”

João Paulo (PT):
“Vamos montar o nosso secretariado, fazer um diagnóstico da grave situação em que se encontra o Recife e vamos priorizar a retomada dos nossos programas de saúde, estamos com problemas gravíssimos nas nossas três maternidades. Nos nossos postos de saúde, falta medicação e faltam médicos. Há muitos deles fechados.”

Pantaleão (PCO):
“Nossa primeira atitude é acabar com os cargos comissionados. Em um ano, é possível fazer uma economia de quase R$ 100 milhões acabando com os cargos comissionados. Nós vamos priorizar o servidor público de carreira para as ações e para implantar o nosso programa. Essa é uma das primeiras medidas que nós tomaríamos nesta eleição a partir da nossa vitória, se for o caso.”

Priscila Krause (DEM):
“A primeira coisa que a gente precisa é mandar uma reforma administrativa para a Câmara Municipal, pactuada com a sociedade, para que a gente possa ter o enxugamento da máquina e que a gente tenha recursos para o investimento. Nunca teve no Recife uma estrutura tão grande, com tantos cargos comissionados e com tantas secretarias que não atendam à agenda da sociedade.”

Simone Fontana (PSTU):
“Vai ser fortalecer os Conselhos Populares. Na Prefeitura, a gente vai governar junto com os Conselhos Populares. A Câmara dos Vereadores vai ter que estar submetida à pauta dos Conselhos Populares, que vão tratar sobre saúde, educação, segurança e mobilidade. São eles que vão ter o verdadeiro poder da cidade.”

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *