O Nordeste do País já é visto como uma das regiões promissoras para contribuir com o crescimento do setor de franchising nos próximos anos. De acordo com recente levantamento da ABF, a região cresceu 8,8% no faturamento, atingindo um patamar de mais de R$ 2 bilhões em 2015.
O mercado Nordestino aumentou em quase 20% chegando a 21.166 unidades, o que representa 15,3% do mercado nacional. “Em marcas, crescemos 3,2% em 2015, somando 229 redes. Se olharmos o grande crescimento de unidades, esses números provam que o Nordeste tem uma grande importância no sistema de franquias brasileiro. É a demonstração de que os empreendedores estão buscando espaços fora do eixo Rio-São Paulo. Somos uma opção promissora, temos muitas oportunidades de crescimento”, destacou o diretor da regional Nordeste da ABF, Leonardo Lamartine.
A região é responsável por 7,5 % das redes no Brasil e diversas delas têm projeção nacional. A maioria das redes nordestinas atua nos mercados de Esporte, Saúde e Lazer (25%), Alimentação (23%) e Acessórios Pessoais e Calçados (12%) o que mostra que o Estado está alinhado com o mercado nacional.
Mesmo em tempos de instabilidade econômica, todos os estados da Região Nordeste são importantes e têm potencial para crescer não só em 2016, mas nos próximos anos. O Nordeste é uma região com excelentes oportunidades para os diversos segmentos de franquias. “Temos muitos municípios que possuem estrutura para receber grandes marcas e expandir suas unidades. É perceptível que o movimento do franchising para o interior se tornou mais intenso, chegando a cidades com menos de 50 mil habitantes. Várias cidades do interior se desenvolveram muito, formando um novo mercado potencial”, concluiu Lamartine.