A manutenção de uma reserva financeira é sempre um desafio para as pessoas. Ela não é apenas uma maneira de aprender a cortar gastos, se organizar, poupar ou acumular dinheiro, mas é a busca por uma melhor qualidade de vida hoje e no futuro. Para assim, proporcionar uma segurança material imprescindível e aproveitar momentos da vida e, ao mesmo tempo, ter uma precaução para eventuais imprevistos.
Para a professora de gestão de pessoas da Universidade Mackenzie, Miriam Rodrigues, a educação financeira deve começar na infância e as palavras-chave para ajudar na administração do seu dinheiro são planejamento e organização. “Para administrar o salário, você precisa considerar as necessidades atuais e futuras, incluindo as despesas que já são ‘velhas conhecidas’, além daquelas que podem surgir sem aviso prévio, como o desemprego, gastos com relação a saúde ou alguma outra demanda que faz parte da vida”.
A procura de uma melhor qualidade de vida, tanto no presente quanto no futuro, inclui o estabelecimento de objetivos que, geralmente, têm prazos e valores diversos. A gestora ressalta que somente a partir do momento que a pessoa possuir absoluto controle e conhecimento de suas despesas é que poderá se programar para ter uma reserva financeira, seja para atender uma demanda inesperada, seja para realizar um sonho. “Uma boa dose de autoconhecimento e autocontrole são necessários neste processo. Para começar, é só querer, não precisa ser amanhã e nem na próxima segunda-feira!”
A especialista está disponível para comentar o assunto.
Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.