A Residência Belojardim, lançada no ano passado pelo Instituto Conceição Moura, retorna ao município em 2018 com a participação do artista pernambucano Carlos Mélo (Riacho das Almas, 1969). Idealizada por Mariana Moura, presidente do Instituto, e com curadoria de Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli, e produção da Automatica (RJ), a residência tem como objetivo expandir as ações culturais do instituto para o campo das artes visuais, contemplando um artista a cada ano para desenvolver projetos especialmente comissionados que dialogam com as diferentes dinâmicas culturais, econômicas, políticas e sociais da região agreste de Pernambuco.
O projeto concebido por Carlos Mélo tem como foco a Comunidade Quilombola do Barro Branco, que luta pelo reconhecimento oficial que lhe garantiria a posse do território no qual se estabeleceu há vários anos, localizado nos arredores de Belo Jardim. Desde o início do mês de março, o artista mudou-se para a cidade e iniciou uma aproximação com a comunidade, com a qual ele já havia estabelecido um contato em 2014, quando levou uma exposição a Belo Jardim. A imersão do artista em Barro Branco marca o início de um processo que visa a produção do média-metragem Barro Oco, cujo foco é o olhar sensível sobre a comunidade como gerador de dinâmicas de resgate de sua subjetividade.
Para marcar o início do processo, no próximo dia 19, o artista inaugura o Espaço Oco, na Fábrica Mariola, espaço cultural ligado ao Instituto, que funcionará como ponto irradiador de conversas e de contato com a população da cidade. O local permanecerá aberto ao público durante toda a residência e será ativado com uma série eventos e performances (cronograma a ser divulgado em breve). Além disso, a Fábrica receberá a obra Corpo Barroco (2014), que ficará no local, de modo a sublinhar como o trabalho em curso em Belo Jardim se relaciona a uma série de obras que o artista vem desenvolvendo nos últimos anos. Durante a inauguração, Carlos Mélo vai apresentar a performance Tripa (2016), criada a partir de uma residência do artista realizada no Cariri em (2015). Neste trabalho, ele tece uma manta com tripas de boi, como uma espécie de tricô, propondo uma reflexão sobre a ocidentalização dos índios do Cariri; numa proposta que adquire nova expressividade no contexto de uma comunidade quilombola.
O FILME
O trabalho de preparação do filme iniciou em meados de março, com a participação do professor carioca Tarcísio Almeida (pesquisador do Núcleo de Subjetividade da PUC-SP), que colaborou com o artista num processo de escuta dos membros da comunidade, fornecendo elementos para a elaboração de um roteiro a ser desenvolvido por Mélo em parceria com Sergio Raposo. No mês de maio, o artista iniciará a gravação do filme que terá como base sua interlocução com a jovem ativista Elaine Lima, que lidera a Comunidade.
Mais do que um documentário no sentido tradicional, o filme será o resultado de um processo de imersão da equipe do projeto no cotidiano de Barro Branco e da proposição do conceito de “devir-quilombo” que, na visão de Mélo, seria um dispositivo de construção da subjetividade que “nos permite escapar de condicionamentos sociais para criar grupos auto-organizados”.
O documentário acompanhará a instalação de uma escultura de grandes dimensões na área que delimita o território da comunidade com as terras de uma grande fazenda, reivindicadas pelos habitantes de Barro Branco. Junto com os moradores, o artista vem compondo a estrutura de madeira, que está sendo revestida por uma colcha de ossos, material com o qual Mélo já trabalhou anteriormente. Aqui, o osso é entendido como uma espécie de barro branco oco, numa alusão ao nome da comunidade e a sua força de resistência.
Além disso, a fim de contextualizar a produção do artista, uma seleção de obras anteriores será apresentada em uma exposição individual no SESC-Belo Jardim, com inauguração prevista para o dia 24 de maio, e curadoria de Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli. A proposta é apresentar um recorte da produção de Mélo, aproximando a população da cidade dos temas e poéticas caros ao artista, colocando-as em diálogo com as propostas da residência. Complementando a programação, o Cine Jardim exibirá uma seleção de trabalhos em vídeo de Carlos Mélo no início de junho, acompanhado por um programa de conversas com o artista e convidados especiais, que será inaugurado no início de maio com a participação do curador Marcos Lontra.
A edição do filme está prevista para junho, ainda, e a sua exibição em Belo Jardim está agendada para o período de encerramento da residência, entre 14 e 30 de junho, junto com um ciclo de conversas e lançamento de uma publicação condensando a trajetória do projeto e as discussões levantadas durante os meses de atividade.
O artista:
Carlos Mélo/1969
É um artista plástico brasileiro conhecido pelas suas performances, fotografias, vídeos e instalações. Segundo Moacir doa Anjos, “seus estranhos auto-retratos fundem corpo e palavra, fazendo do signo da língua uma marca da individualidade, índice de um corpo genérico”. Ou ainda: “Também as imagens que cria buscam diluir o que torna o seu corpo único e mostrá-lo, ao contrário, como corpo comum e exemplar. Prosseguindo e, ao mesmo tempo, desviando esta linha de interpretação, mais do que marcar a suposta individualidade do corpo e sua unicidade, ele talvez marque a esfera representacional identitária que o fixa numa forma e, junto com ela, a forma de uma subjetividade”.
A obra de Carlos busca afirmar o singular, o intensivo, o afetivo. Da acordo com Suely Rolnik, “a obra de Carlos demarca um território, ou melhor, o instaura. Como nos animais, isso se faz por meio de dispositivos sempre ritualizados, que são, mais do que tudo, ritmos. Porém, diferentemente dos animais, aqui, o ritual e seu ritmo estão constantemente mudando; eles se inventam a cada vez em função do meio onde se fazem e do campo problemático que buscam enfrentar. Para isso o artista instala-se na imanência do mundo, ao pé do real vivo, só apreensível por afeto”.
Com várias formações e pesquisas no ramo das artes e filosofia, desenvolve uma atividade artística regular de âmbito nacional e internacional. Expõe regularmente em circuitos institucionais (entre eles VideoBrasil, São Paulo; MAMAM, Recife; Fundação Joaquim Nabuco, Recife; Itaú Cultural, São Paulo; Krannert Art Museum, Champaign, EUA; Plataforma Revólver, Lisboa. Trabalha com a Galeria Emmathomas (São Paulo) e Amparo 60 (Recife). Foi premiado em diversos salões de arte nacionais e em 2006 recebeu com o Prêmio CNI Marcantonio Vilaça para as artes visuais.