Residencial Xique-Xique, em Caruaru, agora conta com coleta de óleo de cozinha

Nos últimos dez anos, o programa de coleta de óleo de fritura da ASA já recolheu mais de sete milhões de litros de óleo que iriam pelo ralo e, consequentemente, entupiriam as redes de esgoto e poluiriam o meio ambiente, contaminando a água. De acordo com o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), 1 litro de óleo descartado de maneira inadequada contamina 20 mil litros de água. Isso significa que o projeto já ajudou a preservar 140 bilhões de litros de água.

Esse trabalho consolidado, presente em quase cinquenta municípios pernambucanos, passou a fazer parte do dia-a-dia dos moradores do Residencial Xique-Xique, em Caruaru. De acordo com a Associação de Moradores, duas bombonas com capacidade para cinquenta litros, cada, foram instaladas na área central do bairro, na Associação de Moradores, e outra na área dos contêineres da Viana & Moura Construções. “Já estávamos pleiteando essa parceria há um certo tempo com a ASA e conseguimos viabilizar agora. Tem muita gente que trabalha no nosso bairro vendendo pastel e batata frita e será uma mudança de hábito para todos nós, moradores.”, afirma o presidente da Associação do Xique-Xique, Wellington Santos.

Todo o óleo coletado é transformado em sabão em barra. A venda do produto gera recursos financeiros para o Instituto Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *