Restaurantes Mangai e NAU aderem ao programa Mundo Limpo

A corrente do bem construída pelo programa Mundo Limpo, Vida Melhor, desenvolvido pela Asa Indústria, acaba de ser ampliada com a adesão dos restaurantes Mangai e NAU. O programa, que tem como foco a coleta e reaproveitamento de óleo de fritura, já reciclou mais de nove milhões de litros do resíduo, ajudando a preservar cerca de 180 bilhões de litros de água, pois um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água. O óleo reciclado é utilizado na fabricação do sabão em barra Bem-te-vi.

O Mundo Limpo funciona através de uma rede de parceiros que se tornam pontos de coleta de óleo de fritura usado. Além de realizar ações de educação ambiental, a Asa Indústria fica responsável por disponibilizar os coletores e fazer a coleta do resíduo. Já foram implantados 500 pontos de entrega voluntária (PEV).

O programa também tem um cunho social, pois reverte recursos financeiros, proporcional ao volume de óleo coletado, para a Fundação Alice Figueira de apoio ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

“Nosso objetivo é contribuir com o programa, vamos doar cem por cento do óleo de fritura utilizado nos dois restaurantes para reciclagem. Com isso, também estamos colaborando com o Imip, que é uma instituição que ajuda muitas pessoas”, diz Mario Pierro, gerente das duas unidades. Quando não houver mais restrições para combater a pandemia do novo coronavírus, o Mangai poderá receber 500 pessoas sentadas, e o NAU, 250. Os dois restaurantes ficam localizados no Bairro de Boa Viagem, no Recife.

Baseado na educação ambiental e desenvolvido desde 2008, o Mundo Limpo atua em 54 municípios e no distrito de Fernando de Noronha, envolve 526 escolas e 3.900 parceiros, e sensibilizou mais de 150 mil pessoas.

“Esta grande corrente de parceiros garante que o resíduo tenha um destino circular, deixando de poluir os recursos hídricos e integrando-o em um novo ciclo produtivo. Estes parceiros também encontram no Mundo Limpo um aliado para apoiar o processo de humanização da saúde desenvolvido pelo Imip”, diz Flávia Moura, gerente de Qualidade, Desenvolvimento, e Responsabilidade Socioambiental da Asa.

Os interessados em colaborar ou obter outras informações sobre o programa Mundo Limpo Vida Melhor podem entrar em contato pelo telefone (81) 30735066 ou através do e-mail mundolimpovidamelhor@asanet.com.br.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *