Retomada no consumo nas classes C e D coloca Pernambuco na contramão da Bahia e Ceará

Pernambuco foi o único dos três estados no Nordeste que registrou crescimento de consumo das Classes C e D em maio, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Banco Santander. A alta em relação a abril foi de 4%. Bahia e Ceará tiveram recuos de 3% e 0,3%, respectivamente.

Esse resultado foi um freio na queda de consumo consecutiva percebida pela Superdigital nas pesquisas dos meses de abril, março e fevereiro em Pernambuco, quando houve uma retração de, respectivamente, 9%, 0,1% e 13%.

Em maio, o resultado positivo foi puxado pelos segmentos de Rede Online (41%), Automóveis e Veículos (23%) e Lojas de Roupas (12%). No estado houve recuo em alguns setores como, Companhias Aéreas (-7%), Telecomunicação (-6%) e Prestadores de Serviços (-3%).

O Brasil registrou um crescimento de 8% e aponta boa recuperação, uma vez que em fevereiro, março e abril, a pesquisa também apresentou quedas sequenciais. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes C e D.

Todas as regiões do Brasil apresentaram melhora, mas o crescimento mais robusto foi no Norte (14%) e no Sudeste (10%). Sul, Centro-Oeste e Nordeste tiveram alta de 9%, 5% e 2%, respectivamente.

Os setores que mais alavancaram os números foram Lojas de Roupas (12%), Transportes (10%), Restaurante (10%), Combustível (8%) e Hotéis e Motéis (8%). Os gastos que mais tiveram queda foram com Diversão e Entretenimento (-19%), principalmente, jogos online.

Neste mês, foi possível fazer uma análise sobre o comportamento de consumo, em que as pessoas passaram a fazer mais compras em estabelecimentos comerciais físicos e menos no e-commerce, fato relacionado à reabertura gradual do comércio e maior mobilidade.

Em abril o consumo online representou 25% do total das compras e passou para 22% em maio. Já o consumo em lojas físicas passou de uma representatividade de 75% em abril para 78% em maio, com aumento nas categorias Diversão e Entretenimento (81%), Serviços (12%), Lojas de Roupas (9%) e Restaurante (7%).

Para Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, “depois do fechamento do comércio que houve no início do ano, as pessoas voltaram a ir a restaurantes e lojas. Percebemos uma mudança até no consumo de entretenimento, já que nos meses anteriores identificamos crescimento de gastos com jogos online. Agora, o consumo está sendo em parques de diversão, academias, entre outros serviços presenciais”.

Esta avaliação fica ainda mais evidenciada observando os valores médios gastos em maio com cada modalidade. Os que mais cresceram foram em Companhias Aéreas (7%), Hotéis e Motéis (5%) e Restaurante (4%). “As pessoas estão gastando com itens que dependiam de maior circulação. Conforme o avanço da vacinação, elas se sentem mais confiantes para viajar, ir a um restaurante ou espaço público”, afirma a executiva.

Acesso à pesquisa completa neste link: https://superdigital.com.br/blog/images/Indice_Mai21_estados_pdf.pdf

Sobre a Superdigital

A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,7 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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