Revitalização do Centro de Caruaru começa nesta segunda

Wagner Gil

A Prefeitura de Caruaru inicia, a partir desta segunda-feira (15), a requalificação do centro da cidade. Nessa primeira etapa, a obra vai atingir as ruas 15 de Novembro e Sete de Setembro, com investimentos que passam de R$ 1,4 milhão, verba já na conta da PMC, através de linha de crédito junto à Caixa Econômica Federal (Finisa). O projeto foi apresentado na última quinta-feira (11) aos vereadores e empresários, na parte da manhã, e à imprensa, na parte da tarde.

“É um investimento amplo que vai beneficiar todos que frequentam o Centro, seja para comprar ou vender. Também irá melhorar o ir e vir da população que passa pelo local, seja de carro ou a pé”, destacou o secretário de Governo, Rubens Júnior.

De acordo com Rubens Júnior, o trabalho, que começará na segunda, é apenas a primeira etapa. “Estamos com frente de trabalho para concluir ainda dois espaços para os ambulantes e, agora, vamos requalificar duas das mais importantes ruas de nosso comércio”, disse.

Na apresentação aos vereadores, que ocorreu na PMC, vários edis estavam presentes, incluindo o presidente Lula Torres (PSDB). Eles fizeram ponderações e pediram para que o projeto fosse apresentado na casa legislativa. “Estamos apresentando o projeto aos parlamentares para que eles possam entender como vai ficar o novo centro de Caruaru. Alguns temas foram debatidos antes com alguns deles”, destacou o secretário, e completou: “Nós vamos apresentar também na Câmara, mas as obras já começam nesta segunda”, garantiu Rubens Júnior.

“O projeto vai deixar Caruaru mais bonita e vai valorizar o comércio”, disse o vereador Heleno Oscar (Patriotas). “Depois de mais de 25 anos, o Centro volta a sofrer uma grande interferência. O projeto beneficia comerciantes e a população de forma geral”, completou o edil.

“Esse projeto vai sanar alguns problemas no Centro, inclusive o de mobilidade. Vai ajudar os comerciantes e as pessoas que chegam ao Centro para fazer compras. Vale lembrar que a prefeita Raquel Lyra ainda está tocando duas importantes obras para requalificar o comércio ambulante no Centro”, disse Lula Torres.

Nesta fase da requalificação, os serviços serão executados ao longo das duas ruas, com criação de uma ciclovia e construção de novos pontos de ônibus. Cerca de um metro e meio será destinado para os pedestres. “Também será feito um trabalho de drenagem e recapeamento do asfalto”, destacou o secretário de Obras, Rodrigo Miranda. “Nosso foco é concluir essa primeira etapa em, no máximo, quatro meses”, informou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adjar Soares, disse que o projeto é interessante, mas externou sua preocupação com relação às vagas de estacionamento. “Nessa requalificação, várias vagas de estacionamento deixarão de existir. Pelo menos 100 que estão disponíveis hoje nas ruas 15 de Novembro e Sete de Setembro e na Praça Leocárdio Porto e nos Guararapes não serão mais utilizadas. É preciso encontrar uma solução, pois esses veículos, em sua maioria, trazem compradores de todo o Interior”, disse Adjar.

Em relação às vagas de estacionamento, Rodrigo Miranda disse que a oferta de Zona Azul irá crescer, principalmente nas ruas próximas à 15 de Novembro e Sete de Setembro. “As vagas de estacionamento serão ampliadas nas ruas do Centro. Isso foi estudado bastante e não haverá prejuízos nesse sentido”, finalizou.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *