Ricardo Coutinho diz que vai provar inocência e PSB reitera confiança no ex-governador

Alvo de mandado de prisão por suspeita de desvio de verba na área da saúde, o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) disse, por meio de nota, que está “em viagem de férias programada”, mas que vai antecipar o retorno para se colocar “à disposição da Justiça brasileira” a fim de lutar e provar sua inocência. A PF pediu a inclusão do nome de Coutinho na difusão vermelha da Interpol.

Coutinho revelou ter sido “surpreendido com decisão judicial” fruto de uma “acusação genérica” de que ele faria parte de uma organização criminosa. De acordo com delação da ex-secretária de Administração Livânia Farias, propinas foram entregues, entre 2014 e 2018, na residência oficial do governador.

“Com a maior serenidade digo ao povo paraibano que contribuirei com a justiça para provar minha total inocência”, escreve o socialista. Ainda segundo ele, “jamais seria possível um Estado ser governado por uma associação criminosa e ter vivenciado os investimentos e avanços nas obras e políticas sociais nunca antes registrados”.

Em posicionamento oficial assinado pelo Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, a sigla declarou “como sempre, seu total apoio à apuração dos fatos, respeitados o devido processo legal e o amplo direito de defesa”.

“O PSB reitera sua confiança na conduta do ex-governador Ricardo Coutinho e dos demais investigados e investigadas, na certeza de que uma apuração isenta e justa resultará no pleno esclarecimento das denúncias”, concluiu a nota.

Através do Instagram, Coutinho agradeceu a solidariedade do partido e a afirmou “confiar na Justiça de Deus e na sabedoria do povo”. “Sigo com fé”, ele garante.

Na manhã desta terça-feira (17), o ex-governador paraibano foi alvo de mandado de prisão preventiva pela Operação Calvário da Polícia Federal. A investigação gira em torno de um desvio de R$ 134,2 milhões da saúde, além de fraudes em procedimentos licitatórios e financiamento de campanhas de políticos.

Por meio de nota, a PF informou que, do total de dinheiro desviado, R$ 120 milhões abasteceram campanhas de agentes políticos da Paraíba nos anos de 2010, 2014 e 2018.

Também tiveram prisões preventivas decretadas a deputada estadual Estela Bezerra (PSB), a prefeita da cidade de Conde, Márcia Figueiredo Lucena Lira (PSB), o ex-secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Waldson Dias de Souza, e o ex-procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro da Gama. Até por volta de 11h30, nove pessoas haviam sido presas na Paraíba e uma no Rio de Janeiro.

Nota do ex-governador Ricardo Coutinho

“Fui surpreendido com decisão judicial decretando minha prisão preventiva em meio a uma acusação genérica de que eu faria parte de uma suposta organização criminosa.

Com a maior serenidade digo ao povo paraibano que contribuirei com a justiça para provar minha total inocência. Sempre estive à disposição dos órgãos de investigação e nunca criei obstáculos a qualquer tipo de apuração.

Acrescento que jamais seria possível um Estado ser governado por uma associação criminosa e ter vivenciado os investimentos e avanços nas obras e políticas sociais nunca antes registrados.
Lamento que a Paraíba esteja presenciando o seu maior período de desenvolvimento e elevação da autoestima ser totalmente criminalizado.

Estou em viagem de férias previamente programada, mas estarei antecipando meu retorno para me colocar à inteira disposição da justiça brasileira para que possa lutar e provar minha inocência.

Ricardo Vieira Coutinho”

Nota oficial do PSB

“Em face da Operação Calvário, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (17), no Estado da Paraíba, o Partido Socialista Brasileiro reafirma, como sempre, seu total apoio à apuração dos fatos, respeitados o devido processo legal e o amplo direito de defesa.

O PSB reitera sua confiança na conduta do ex-governador Ricardo Coutinho e dos demais investigados e investigadas, na certeza de que uma apuração isenta e justa resultará no pleno esclarecimento das denúncias.

Brasília-DF, 17 de dezembro de 2019.

CARLOS SIQUEIRA
Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB”

Diario de Pernambuco

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *