Rosimery destaca comemorações dos 20 anos da Apodec

Rosimere

A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) apresentou, na reunião pública da Câmara Municipal de Caruaru, realizada na noite de ontem (12), um voto do aplauso à Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru – Apodec pelos seus 20 anos de fundação. A vereadora, que preside a instituição, falou da trajetória da Apodec e dos vários serviços prestados gratuitamente aos portadores de deficiência.

“A Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru foi criada em 13 de novembro de 1995 com o objetivo de incluir a pessoa com deficiência no convívio social e resgatar sua autoestima. Para tanto, buscamos sempre, junto ao poder público e ao empresariado, parcerias para melhorar a qualidade de vida desses pacientes, tanto na infraestrutura urbana quando na promoção de políticas voltadas a esse segmento”, disse a vereadora. “A pessoa com deficiência aqui em Caruaru tem seu espaço garantido, através da Apodec, na inserção no mercado de trabalho, nas capacitações, nos esportes, na cultura e lazer, na reabilitação e habilitação – ações que nós vimos promovendo desde 95”, acrescentou a vereadora.

Rosimery ressaltou ainda as conquistas alcançadas pela instituição ao longo desse tempo. “Há vinte anos, quem via uma pessoa com deficiência no mercado de trabalho ou convivendo com outras crianças não deficientes nas escolas? E a questão da acessibilidade, que não tínhamos nada – rampas, banheiros adaptados, praças acessíveis, ônibus? A Apodec tem grande participação em tudo isso”, afirmou ela, que destacou ainda que a Apodec foi a primeira associação do interior de Pernambuco a realizar atividades esportivas com pessoas com deficiência, trazendo para Caruaru vários campeonatos e levando paratletas daqui para representarem o município, Pernambuco e o Brasil em competições nacionais e internacionais. “Hoje a Apodec é reconhecida nacional e internacionalmente no paratletismo”, disse a vereadora.

Para comemorar os seus 20 anos de fundação, a Apodec vem promovendo uma série de eventos de promoção da cidadania. “Dia 6 realizamos uma ação para a comunidade com vários parceiros, como o INSS, Senac, SEST/SENAT, 2º Cartório de Registro, Secretaria Municipal de Saúde, Delegacia do Trabalho e Asces, onde foram oferecidos serviços variados, como consultas e orientações ao cidadão”, detalhou Rosimery. Nesta sexta, a associação vai promover uma celebração de aniversário, com direito a bolo e homenagem aos parceiros que apoiam a causa.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *