Condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caruaru estão participando do Curso de Condução de Veículos de Emergência, que está acontecendo em Gravatá. A capacitação vem ocorrendo nos dias 27, 29 e 31 de julho e tem como objetivo desenvolver uma condução correta e segura para os motoristas do Samu.
O curso conta com aulas práticas e teórica, em dois módulos, e tem carga horária de 30 horas/aulas, sendo 10 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas. Entre os temas abordados no primeiro módulo estão: Legislação de Trânsito Especifica para Veículos de Emergência; Função e Atribuição de Condutor Socorrista Portaria 2.048 Ministério da Saúde; Noções Básicas de Mecânica; Omissão de Socorro Código Penal Brasileiro; Direção clinica; Direção Defensiva;
Direção Ofensiva; Técnica de Avanço de Semáforo; Atendimento Pré-hospitalar (APH);
Suporte Básico de Vida (BLS); Modulação com Central de Regulação e Sinalização do Local de Ocorrência. Já no segundo módulo do curso, dedicado às aulas práticas, estão: Slalow Simples Frente e Ré; Slalow Longo em Velocidade; Frenagem de Emergência; Frenagem de Emergência com Mudança de Direção; Exercício de Reflexo e Mudança de Direção; Deslocamento em Velocidade – UTI/VIR; Formação de Comboio com Batedores e Deslocamento; Estacionamento em Evento de Múltiplas vitimas; Frenagem Pista molhada e terreno não pavimentado; Alameda T e
Condução clínica.
De acordo com a portaria 2.048 de 2002, do Ministério da Saúde (MS), os condutores de ambulância devem ser submetidos à certificação periódica em técnicas de direção defensiva.
“Esse curso é de extrema importância para que os condutores possam desenvolver habilidades que vão prepará-los para lidar com as mais variadas situações no dia a dia”, disse o coordenador do Samu Caruaru, Pedro Henrique.