A Rede Sustentabilidade reuniu, no último sábado, seus pré-candidatos a prefeito em Pernambuco e apresentou o nome do servidor público estadual Sandro Vila Nova como pré-candidato à prefeitura de Caruaru. Nascido e criado na capital do Agreste, Sandro trabalha no Tribunal de Justiça de Pernambuco e sempre participou das lutas sociais, desde a adolescência. Fez parte do Conselho da Cidade e também integrou o Conselho Municipal do Orçamento Participativo.
A reunião foi realizada no auditório do Executive Trade Center, no bairro dos Aflitos, em Recife, e teve como objetivo discutir a tática e a estratégia eleitoral nas eleições municipais deste ano. A Rede apresentou dezesseis pré-candidatos a prefeito e debateu as regras eleitorais do pleito que se avizinha, bem como a forma de participação de suas candidaturas, majoritárias e proporcionais, nas 45 cidades em que o partido está organizado no estado.
O agreste é a região de Pernambuco em que a Rede disputará o maior número de prefeituras. Além da pré-candidatura de Sandro Vila Nova à prefeitura de Caruaru, o partido tem pré-candidatos em outras seis cidades. O empresário Luiz Henrique Diniz é o pré-candidato da legenda em Pesqueira. Em Garanhuns, é o ex-presidente da Câmara Municipal, Joaci Laurindo; em Belo Jardim, a ativista social Nena Marinho; em Agrestina, o professor Fábio Araújo; em Iati, o agricultor Francisco Tenório e em Lagoa do Ouro, o policial civil e sindicalista, Douglas Lemos.
Na zona da mata, o pré-candidato da Rede na cidade de Paudalho é o médico Maicon Nunes; em Palmares, é a professora e ex-defensora pública Marluce Souza; em Escada, o dentista Luiz Minduca e em Primavera, o cientista político Alexandre Lins.
Já no sertão, a Rede tem pré-candidaturas a prefeito em Serra Talhada, com o empresário Eugênio Marinho e em Petrolina, com o policial federal Albérico Lacerda.
Finalmente, na região metropolitana, a Rede lançou as pré-candidaturas do professor Zé Estevão, em Jaboatão; do advogado Gilmar Gonçalves, em Igarassu; da empresária e psicóloga, Elizabeth Veiga, em São Lourenço da Mata e, em Paulista, a do presidente do sindicato dos professores, Gilberto Sabino.
De acordo com o ex-deputado Roberto Leandro, porta voz da Rede Sustentabilidade em Pernambuco, “a Rede participará das eleições de maneira proativa. Apresentará um programa de cidades sustentáveis e quer envolver a população na elaboração de propostas para a construção das políticas públicas nos municípios. Utilizaremos as redes sociais, as rodas de conversa, o porta a porta e os debates para pautar a sustentabilidade, não apenas na sua dimensão ambiental, mas também econômica, social, política, ética, cultural e estética. Marina Silva virá à Pernambuco, no mês de agosto, para fortalecer as nossas candidaturas”, informou Leandro.