Santa Cruz do Capibaribe recebe TeatroSesc

ABOIO Foto Jonas Araújo

Estar presente onde houver público. Com a proposta de possibilitar o acesso da população a atividades culturais, o Sesc Pernambuco e a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe vão levar o TeatroSesc para a região do Agreste. Durante os dias 11, 12 e 13 de agosto a unidade móvel vai estar na Praça dos Estudantes, no Centro de uma das maiores produtoras de confecção do País.

Com palco, camarim e estrutura de som e iluminação, o TeatroSesc será uma plataforma para concerto, apresentações musicais, grupos de dança e de teatro. “Realizamos uma curadoria em parceria com a gestão municipal e buscamos mesclar as atrações, mas sempre nos pautando na valorização regional”, explica a instrutora de atividades artísticas do Sesc e coordenadora do projeto, Naruna Freitas.

A abertura da programação será na sexta-feira (11/08) com o grupo Maracatu Capibaribe, com 20 jovens executando o ritmo pernambucano, e Bacamarteiros, do Brejo da Madre de Deus. Em seguida, 12 músicos da Orquestra Sanfônica de 8 Baixos – única no país – vão apresentar um repertório com músicas de Luiz Gonzaga. Joãozinho Aboiador sobe ao palco logo depois para defender a cultura do vaqueiro com versos e aboios. Quem encerra a primeira noite é a Banda Novo Século, que fará um concerto com canções clássicas e alguns sucessos do Gonzagão adaptados ao estilo musical.

No sábado (12/08), o boi, como brincante e animal, será o tom do grupo Proscênio, que vai apresentar “Aboio – Toada Ligeira para Surubim”. Idosos e jovens também farão performances com músicas regionais para o público com os grupos de Dança da Melhor Idade Vitrine Cultural e Filhos do Agreste, respectivamente. Após a dança, será a vez de apresentações musicais com Fábio Xavier, que canta clássicos do brega romântico, e a banda Plano Base, que traz um setlist com pop e rock dos anos 70 e 80.

A abertura do domingo (13/08) será com o grupo Teatro Retalhos, que levará ao TeatroSesc o espetáculo “Revolta no país dos Retalhos”. Com classificação livre, vai levantar questões atuais, como cenário político, jogo do poder. Os músicos Rubem França & Renan Melo se apresentam em seguida com o “Duo de Violões”. Os dois músicos pernambucanos vêm se destacando com apresentação instrumental de canções pernambucanas e nacionais em violões de 8 e sete cordas. A penúltima atração é a Quadrilha Sulanca, que vai levar o espetáculo “Noiva Rosa”, encenado por 50 integrantes. Quem encerra a temporada do projeto é multiartista Ágda Moura. Ela vai apresentar o show “O canto do meu canto”, baseado em composições próprias, que vai transitar por ritmos que incluem rock, jazz, folk, entre outros.

TeatroSesc – O projeto foi inaugurado em 2006, a partir de Projeto Cênico do encenador José Pimentel, como equipamento de fruição artística itinerante e gratuita no estado de Pernambuco. O objetivo é descentralizar apresentações culturais de música, teatro e dança com foco no desenvolvimento artístico local, ampliando a ação do Sesc em parceria com os municípios e instituições do estado.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *