Santa Cruz do Capibaribe tem um aumento de 128% em nota que avalia a estratégia de alfabetização dos estudantes

A Educação de Santa Cruz do Capibaribe atingiu um índice considerável e um aumento de 128% na nota de aferição do monitoramento de desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes, passando de 3,5 no último ano para 8 em 2025. Esta estratégia é fundamental para a definição de ações pedagógicas mais assertivas. O aumento da nota também reflete o compromisso coletivo com a promoção de uma educação pública de qualidade.

Esse progresso é decorrente de um conjunto de estratégias implementadas pela Secretaria Municipal de Educação, destacando-se as formações continuadas voltadas aos professores, o acompanhamento pedagógico sistemático realizado pela equipe técnica da SEDUC e o uso da plataforma do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), para o monitoramento frequente das avaliações.

Adicionalmente, o programa municipal Saber Mais tem desempenhado um papel essencial ao oferecer apoio por meio de assistentes de alfabetização, que atuam diretamente nas lacunas identificadas no processo de alfabetização dos estudantes, promovendo um acompanhamento mais individualizado.

Com foco nas turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, todas essas ações convergem para o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas na idade adequada, com equidade e qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.