Em cumprimento ao apoio do Governo de Pernambuco às famílias de bebês com microcefalia, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) – com a Executiva de Segmentos Sociais (SESS) e Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) -, estiveram reunidas nesta tarde (13), para o lançamento da campanha “Anjos para Mães de Anjos”.
A ação tem a proposta de arrecadar donativos destinados às crianças com diagnóstico de microcefalia – que chega a 313 casos no Estado e, em sua maioria, são de baixa renda. “Queremos sensibilizar a sociedade para todas as formas de colaboração para com estas famílias. Nossa secretaria se coloca à disposição delas desde o início do processo, como parte do dever da assistência social que cabe ao estado de Pernambuco”, disse o secretário Isaltino Nascimento.
A ação foi formatada pela União de Mães de Anjos (UMA), sob o princípio da solidariedade. “Nós temos mães cadastradas em todo o Estado e vivemos as dificuldades financeiras no dia a dia. Com a campanha, vamos ajudar na alimentação, vestimenta e empoderamento dessas mães que, em alguns casos, ainda não sabem como lidar com essa realidade”, disse Germana Soares – diretora da UMA.
A parceria reúne mais de dez empresas e instituições públicas. Entre elas, a Sofitex – que esteve representada pelo diretor Alcides Pires – e conta com mais 70 empresas credenciadas; a Associação de Empresas de Goiana (AEG) – com a presença de Ana Paula Feitosa; além do Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife do Porto Digital, Universidade Federal de Pernambuco e Polícia Militar do Estado.
“A campanha é permanente e permite que as instituições possam realizar as doações a continuamente. “A primeira entrega será feita no próximo dia 15 de maio, porque vamos promover um dia de cidadania; onde vamos promover esclarecimento de dúvidas sobre previdência social, mutirão para retirada de registros de identidade de mães e crianças e a divisão dos primeiros donativos arrecados até o dia 14 de maio”, explica Jaqueline Martins – técnica da SEAD.
Os pontos de arrecadação iniciais são a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ); Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD); o Núcleo de Acessibilidade da UFPE e batalhões da Polícia Militar do Estado. Contudo, caso a instituição não consiga direcionar os itens até estes pontos, a SDSCJ fará a recolhida dos materiais por conta própria.
Produtos – Os itens mais solicitados pelas famílias foram os leites de marca Nestogeno 2, Aptamil 2, Nan Comfor 2, Ninho Instatâneo e Camponesa; pomadas, perfume, sabonete, lenços umedecidos e fraldas G e XG compõem os produtos para higiene pessoal. Além destes, roupas, calçados, carrinhos de bebê, banheiras, cadeiras de alimentação, nebulizador e brinquedos para estimulação infantil (visual, motora) também fazem parte das necessidades das famílias.