Gestores municipais das áreas de juventude e assistência social da Região Metropolitana, zonas da Mata Norte e Sul e do Agreste Meridional, além de representantes de organizações que trabalham com jovens, participaram, na manhã desta quarta-feira (29), de uma Oficina do Programa Identidade Jovem (ID Jovem).
A capacitação, realizada no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no Espinheiro (Recife), foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, através da Secretaria Executiva de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ), dirigida pelo secretário executivo João Suassuna. O objetivo foi apresentar o ID Jovem, sensibilizar os gestores da sua importância e orientá-los na divulgação do programa, lançado em outubro de 2016.
O ID Jovem é o documento que possibilita aos jovens de baixa renda, estudantes e pessoas com deficiência (de 15 a 29 anos), o acesso aos benefícios da meia-entrada em eventos artístico-culturais, esportivos e de lazer; e vagas gratuitas ou com desconto de 50% no sistema de transporte coletivo interestadual, de acordo com o que determina o decreto nº 8.537/2015.
Segundo a consultora da Secretaria Nacional de Juventude, Juliana Ivo (que atende os Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), o Brasil tem mais de 15 milhões de jovens aptos a acessarem os direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude (lei nº 12.852/2013), entre eles a ID Jovem. “Precisamos de muita articulação, capacitação e divulgação para fazer com que essas informações cheguem aos jovens”, afirmou Juliana.
De acordo com a gerente de Políticas para a Juventude da SEPCJ, Adriana Luz, em Pernambuco são 2,3 milhões de jovens, dos quais 1,2 milhão atendem aos critérios para o benefício do ID Jovem: 15 a 29 anos, renda familiar de dois salários mínimos e inscrição no Cadastro para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
Os interessados podem gerar a sua ID Jovem acessando os sites da Juventude (www.juventude.org.br) e da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br) ou ainda baixando o aplicativo em todas as plataformas (App Store, Google Play e Windows Phone Store). Caso o jovem ainda não tenha o Número de Identificação Social (NIS)/CadÚnico, deve se dirigir ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município.
Eventos – Amanhã (30), a SEPCJ vai promover evento semelhante ao de hoje (29), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no bairro São Miguel, em Santa Cruz do Capibaribe. A oficina vai reunir gestores dos municípios localizados no Agreste Central e agreste Setentrional.
Para o dia 29 de maio está programado o lançamento oficial do Programa ID Jovem em Pernambuco e contará com a participação do secretário Nacional de Juventude, Assis Filho. Será no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda.