SDSCJ participa de posse dos conselheiros tutelares do Recife

Os novos membros dos conselhos tutelares em Pernambuco serão empossados nos próximos dias. Eles foram eleitos em outubro de 2015, durante o primeiro Processo de Escolha Unificada dos integrantes dos conselhos tutelares do Brasil. No Recife, a posse dos 80 novos membros, sendo 40 titulares e 40 suplentes, acontece nesta sexta-feira (8), no auditório do Banco Central, em Santo Amaro.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) participa do evento. A secretária executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos (SESSFC), Lidyane Lopes, representa o secretário da SDSCJ, Isaltino Nascimento. A SESSFC teve papel importante ao processo eleitoral dos conselheiros, no ano passado.

Por meio da Gerência de Fortalecimento dos Conselhos Tutelares e Municipais de Direitos (GFC), a SESSFC prestou assessoria técnica e orientação aos conselhos municipais, realizou capacitações e oficinas e atuou junto à Associação dos Conselhos de Direitos. A GFC também realizou encontros no Sertão e no Agreste para os conselheiros tutelares de Pernambuco

O objetivo dos eventos foi acolher os novos membros dos Conselhos Tutelares para o quadriênio 2016-2019 e fazer uma reflexão sobre a importância dos Conselhos Tutelares dentro do Sistema de Garantia de Direitos. Um terceiro encontro, que irá reunir conselheiros do Grande Recife e Zona da Mata acontece no dia 25 de janeiro, no Centro de Convenções, em Olinda.

ELEITOS – Em Pernambuco, foram eleitos 1.030 conselheiros tutelares, para 206 conselhos, de 183 municípios. A exceção foi o município de Jaboatão dos Guararapes, devido a problemas técnicos e administrativos que ocorreram durante o processo eleitoral.

A GFC acompanha o andamento do processo para a eleição dos 35 conselheiros (sete Conselhos Tutelares) da cidade, que deverá ocorrer em breve. O edital de convocação já foi concluído. Cada Conselho Tutelar é formado por cinco conselheiros eleitos e cinco suplentes.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *