Os dez projetos e ações vencedores da Iniciativa Incluir, uma seletiva criada pelo Sebrae e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para identificar e estimular negócios de impacto social no Brasil, foram anunciados nesta terça-feira (22) durante a abertura do Seminário Negócios de Impacto Social, no Prodigy Hotel Santos Dumont, Rio de Janeiro. Em comum, os selecionados apresentaram iniciativas e soluções capazes de reduzir os níveis de pobreza, gerando inclusão social e renda, sem perder de vista questões ligadas à sustentabilidade ambiental, entre outros benefícios.
Os candidatos concorreram nas seguintes categorias: Ideia Inovadora; Negócio de Impacto Social; Negócio de Impacto Ambiental; Negócio de Impacto em Escala; Negócio de Impacto Rural; e Negócio Inclusivo na Cadeia de Valor. Além disso, foram anunciados os premiados por reconhecimento nas seguintes categorias: Juventude de Impacto, Mulheres de Impacto; Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); e Soluções para melhor idade.
Os negócios de impacto social se caracterizam por proporcionar impacto positivo em uma comunidade, ampliando as perspectivas de pessoas marginalizadas pela sociedade, aliada à possibilidade de gerar renda e autonomia financeira para indivíduos de baixa renda. O evento no Rio foi aberto pela diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, e pelo diretor do PNUD no Brasil, Didier Trebucq.
“É importante debater esses temas porque a ideia de unir negócio e inclusão social estabelece um novo paradigma de fazer negócio. Esse é um projeto que visa também alavancar o desenvolvimento de atividades de impacto socioambiental em áreas de difícil acesso. Portanto, devemos ter clareza também quanto à importância de investir em inovação de maneira sustentável, preservando o meio ambiente”, afirma a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.
Para o diretor Didier Trebucq, “projetos como esse contribuem para o desenvolvimento de soluções inovadoras, à altura do desafio da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O resultado da Chamada de Casos Incluir demonstra a capacidade de empreendedores de todas as regiões do Brasil de responder, por meio de seus negócios, às demandas socioambientais de hoje, como a igualdade de gênero, maior inclusão socioeconômica da população afrodescendente, oportunidades para jovens e idosos de todas as camadas sociais, consumo e produção responsáveis em relação ao meio ambiente, entre outras.”
O Seminário Negócios de Impacto Social terá continuidade nesta quarta-feira (23). O segundo dia será dedicado ao debate sobre empreendedorismo na região Sudeste e, especialmente no Rio de Janeiro, com lançamento do Guia do Perfil do Empreendedor do Rio de Janeiro e divulgação, pelo Sebrae Rio, do primeiro censo de negócios de impacto no estado. As atividades começarão às 9h e serão transmitidas pela internet, por meio do endereço www.aovivosebrae.com.br/impactosocial. Os acessos com mais de três horas de permanência por dia terão certificado de participação. Participe! Confira aqui toda a programação e os temas que serão debatidos no ciclo de debates negócios inclusivos e de impacto social, no Rio de Janeiro.
Vencedores – Um dos projetos vencedores foi Carborroz, que levou o primeiro lugar na categoria Ideia Inovadora com uma solução de baixo custo para tratamento de água e esgoto, por meio da transformação de resíduo (cinza) da queima da casca do arroz em carvão ativado. Já o ganhador na categoria Negócio com Solução de Impacto Social foi a Firgun/SP, solução de microcrédito para microempreendedores individuais. A Firgun é um negócio social que viabiliza o microcrédito, sem juros, destinado aos microempreendedores das classes C, D e E, com renda familiar per capita de até aproximadamente R$ 750.
Confira abaixo a lista completa de vencedores.
Ideia Inovadora: Carborroz
Negócio de Impacto Social: Firgun
Negócio de Impacto Ambiental: Vianatus
Negócio de Impacto em Escala: SmartMEI
Negócio de Impacto Rural: Adapta
Negócio Inclusivo na Cadeia de Valor: Saladorama
Reconhecimentos especiais:
Juventude de Impacto: Moradigna
Mulheres de Impacto: Muda meu mundo
Integração dos ODS: Construção de Tecnologias Sociais Agroecológicas no interior do Maranhão
Soluções para melhor idade: MatureJobs
SEBRAE 45 ANOS
O Sebrae comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no País. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.