Melhorar a performance de artesãos na comercialização de seus produtos. Este é o objetivo do próximo webinar (conferência on-line) promovido pelo Sebrae, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube, nesta terça-feira (11). O tema do debate, que terá início às 17h, será “Aprendendo a comercializar artesanato no varejo”. O webinar, em 45 minutos, será transmitido diretamente do estande do Sebrae, montado na 18ª Fenearte, a maior feira de artesanato da Améri ca Latina, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
“É fundamental que o artesão valorize a sua produção e se fortaleça enquanto empreendedor, de modo que suas peças sejam reconhecidas e conquistem novos espaços no Brasil e no exterior. Temos uma riqueza artesanal com potencial de crescimento, por isso, criamos algumas oportunidades de disseminação da cultura empreendedora e de temas de gestão, inovação e sustentabilidade para pequenos negócios”, destaca a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.
Os webinars são eventos educacionais on-line durante os quais os participantes podem apresentar questões ou fazer comentários para os palestrantes. Esta é a segunda conferência on-line, nesses moldes, realizada pela instituição em 2017. O primeiro foi sobre franquias, transmitido no dia 23 de junho, diretamente do estande do Sebrae, montado na ABF Franchising Expo 2017, em São Paulo.
Nesta terça-feira, o webinar vai abordar aspectos como capacidade produtiva, relação entre lojista e artesão, tributos, embalagem de produtos, consumidores, nota fiscal eletrônica, entre outros. Um dos participantes será Márcio Waked, atual diretor executivo da Bio Fair Trade, primeira empresa brasileira a ter a Certificação do Sistema de Garantia da Organização Mundial de Comércio Justo (WFTO). Também participará do webinar a artesão Delly Figueiredo, vencedora da 4ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato de 2016. A mediação do debate será da gestora nacional de projetos de artesanato Durcelice Mascêne, da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae.
Fenearte
A valorização de negócios em torno de ideias inovadoras é destaque da participação de pequenas empresas de economia criativa na 18ª Fenearte. Além do tradicional apoio ao artesanato local, em 2017, o Sebrae destaca a economia criativa enquanto cadeia de valor que movimenta uma ampla rede de negócios. As atividades acontecem em um estande 504m², onde estão expostos produtos associados aos segmentos da música, moda e cultura, entre outros. A estimativa de negócios é de R$ 5 milhões. Outro destaque são as 100 unidades produtivas vencedoras da 4ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, que têm os seus produtos comercializados em uma loja-conceito montada no local. A Fenearte deste ano começou no dia 06/07 e vai até 16/07.