O Sebrae vai realizar nos próximos dias 12 e 13 de julho, a primeira edição do Startup Summit, transformando a iniciativa Startup SC Summit em um evento nacional. A entidade atua para fortalecer o ecossistema de startups no Brasil, por acreditar no potencial do setor de tecnologia e reconhece Santa Catarina como uma das referências no mercado brasileiro. O último lote de ingressos para o evento, que receberá mais de 2 mil pessoas de todo o país, pode ser adquirido por meio deste link.
“Inovar é requisito para aumentar a competitividade da economia brasileira e os pequenos negócios têm papel estratégico nesse processo, uma vez que são maioria (98,5%) das empresas formais no país, e a startups, que chegam ao mercado com propósitos transformadores, motivam o Sebrae a atuar fortemente no fomento à inovação”, diz Heloisa Menezes, diretora técnica e presidente em exercício do Sebrae. Segundo ela, o Startup Summit tornou-se uma iniciativa de abrangência nacional, para “potencializar a conexão entre pequenos negócios inovadores e o respectivo ecossistema, aproximando empreendedores e empresários, bem como instituições de apoio, impulsionando esses empreendimentos no ambiente digital”.
Em Santa Catarina, o ecossistema de tecnologia já representa 5% do PIB. A capital Florianópolis possui a maior densidade de startups do país e é reconhecida pela Endeavor, organização mundial de fomento ao empreendedorismo, como uma das principais cidades para se empreender no Brasil. “O Startup Summit nasceu, inicialmente, da vontade de criar mais conexões para o ecossistema catarinense. Agora, levamos isso à escala nacional, o que vai contribuir para tornar este evento um dos principais do ecossistema de startups do país”, comenta Alexandre Souza, gestor do Sebrae/SC e coordenador do evento.
O Startup Summit já confirmou mais de cem palestrantes, que estarão distribuídos em seis palcos. Além das palestras, haverá uma feira de negócio, espaço para startups, praça de alimentação e happy hour com bandas formadas por empreendedores do ecossistema.
Trilha internacional – Serão seis palcos divididos conforme os principais desafios dos empreendedores de tecnologia. O palco Corporate vai reunir nomes internacionais e das empresas mais consolidadas de Santa Catarina para discutir como é possível continuar inovando. A trilha contará com Gilson Finkelsztain, da B3; Renato Valente, da Wayra Telefonica; Juarez Zortea, da TransUnion; e Rodrigo Galvão, da Oracle Brasil;
O palco principal, Plenária, receberá grandes representantes do mercado nacional, como Eric Santos, CEO da Resultados Digitais; Alessio Alionço, CEO da Pipefy; entre outros nomes de peso que vão palestrar e debater os desafios do setor.
No palco Ecossistema, haverá debates sobre os desafios do Brasil no mercado tecnológico, os programas de apoio a startups, empresas internacionais em Santa Catarina, os impactos sociais do empreendedorismo tecnológico e as ações do governo para o setor.
No palco Tecnologia os participantes terão acesso às principais tendências do mercado, para produtos e gestão, com representantes do Facebook, ContaAzul e IBM. Também haverá o palco Operação, que debaterá as métricas, métodos, sucesso do cliente e cultura das organizações. No palco Cases, os empreendedores vão compartilhar suas histórias de superação e sucesso, como cresceram em mercados tradicionais e como ajudaram a construir mercados que antes não existiam.