Sebrae realiza Programa de Desenvolvimento de Fornecedores em Belo Jardim

Acontece nesta quinta-feira, dia 18, o encontro de avaliação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) desenvolvido pelo Sebrae Pernambuco junto à Baterias Moura. O programa, que ocorre por meio de capacitações e consultorias, vem capacitando empresas fornecedoras da Moura nos segmentos de indústria, comércio de serviços. O objetivo do programa é aumentar a competitividade e a sustentabilidade da cadeia de suprimentos, com foco nos fornecedores locais. O evento, que também contará com a palestra “Comunicação, Vendas e Inovação – novos mercados e novos negócios”, será realizado no período da manhã, no auditório da unidade 05 da Moura, em Belo Jardim.

O programa teve início em abril deste ano e conta com a participação de quarenta e duas micro e pequenas empresas selecionadas pela Baterias Moura para estabelecer parâmetros de qualificação de atuais e novos fornecedores. O Sebrae promoveu seminários para apresentar o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores a empresas interessadas. As 42 inscritas receberam o Diagnóstico de Maturidade de Gestão (DMG), que avalia o grau de competitividade conforme critérios do Modelo de Excelência em Gestão (MEG). Dessa forma, elas podem avaliar o serviço e melhorá-lo com base nos parâmetros de competitividade.

A ideia é fornecer às micro e pequenas empresas (MPE) fornecedoras da Baterias Moura a correta utilização de técnicas e ferramentas de gestão empresarial. Cada empresa participante recebe treinamentos específicos sobre gestão empresarial, indicadores de desempenho, marketing, recursos humanos, finanças, tributação, responsabilidade social e planejamento estratégico.

As micro e pequenas empresas também são beneficiadas com consultorias individuais e um software, no qual são inseridos os dados das empresas para cálculo de indicadores de suas evoluções em termos de rentabilidade, eficiência em custos, grau de dependência, pontualidade e qualidade de fornecimento, além da lucratividade das empresas.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *