Secretaria da Mulher realiza Seminário comemorativo aos 10 anos da Lei Maria da Penha

A Secretaria da Mulher e de Direitos Humanos, juntamente com a Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces/Unita), Ministério Público, Tribunal de Justiça e Secretaria Estadual da Mulher, realiza nesta quinta-feira, 25, seminário intitulado: Caruaru para as Mulheres: 10 anos da Lei Maria da Penha – Avanços e Desafios. O evento será realizado no Auditório I da Asces – Campus I e terá início às 8h, seguindo até às 16h.

De acordo com o cronograma do evento, o primeiro horário da programação será voltado para o credenciamento dos participantes. Em seguida, dona Severina dará seu depoimento, pois ela é militante dos direitos das mulheres, vítima de violência e contou com os serviços e apoio da Secretaria da Mulher para o seu fortalecimento. Dando continuidade, haverá duas mesas de discussão que serão encabeçadas por profissionais de referência no assunto abordado pelo seminário.

As mesas terão como temas “10 Anos da Lei Maria da Penha: Análise dos avanços e desafios identificados no desempenho das atribuições dos órgãos voltados à promoção dos direitos, à prevenção” e “Erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher”. A primeira mesa irá conduzir a temática do ponto de vista das políticas públicas, a discussão será encabeçada pela conselheira da mulher de Caruaru, Roberta Granville; pela secretária da Mulher, Katherine Lages; e pela diretora estadual de enfrentamento a violência Bianca Rocha.

Em seguida, uma nova mesa irá se formar composta pela delegada, Jimena Gouveia, da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Caruaru; a juíza Priscila Vasconcelos, da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; a defensora pública do Estado, Marília Tenório; e o promotor de justiça do Ministério Público de Caruaru, George Pessoa; esses analisarão a temática a partir do ângulo jurídico.

No período da tarde, a partir das 13h, será realizada uma roda de diálogo que terá como tema as “Reflexões sobre estratégias da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher previstos na Lei 11.340/06-Lei Maria da Penha”.  Em seguida, haverá apresentação de trabalhos acadêmicos.

Para Katherine Lages, o evento tem fundamental importância para dar visibilidade a temática, fazendo conhecer os serviços que a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria da Mulher disponibiliza às mulheres, e os diversos mecanismos institucionais do Estado para enfrentar e combater a violência que assola a vida e dignidade das mulheres. “Com esta iniciativa e parcerias, leva-se à Caruaru a mensagem que as mulheres não estão sozinhas e que a quebra do ciclo da violência que sofrem, é objeto de preocupação de todas as instituições e segmentos sociais que, em suas áreas de atuação, apresentam estratégias para acolher e apoiar as mulheres caruaruenses”.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *