A Secretaria de Planejamento e Gestão de Caruaru realizou um levantamento dos recursos que foram conquistados por captação de convênios Federal e Estadual para obras no município. A surpresa é que, em meio à crise que acomete o Brasil, esta gestão superou todas as outras em captação. Na evolução dos dados, comparando as gestões, houve uma evolução de 700% da gestão 2005/2008 para a gestão 2009/2012. Já da gestão 2009/2012 para a gestão 2013/2016 o crescimento foi de 36%.
A evolução em convênios tem muito a dizer sobre a competência da Prefeitura Municipal e a boa relação junto aos Governos Federal e Estadual, sobretudo, graças às articulações dos técnicos da prefeitura, bem como dos Deputados Estaduais e Federais que atuaram através das emendas ou dos projetos. No total, foram conveniados de 2009 até 2016 mais de 385 milhões oriundos do Governo Federal e 37 milhões do Governo Estadual, totalizando um montante de R$ 422.985.359,85 (dados do Portal da Transparência). O Ministério que mais rendeu recursos foi o Ministério das Cidades. Dentre todas as pastas que receberam esses investimentos, infraestrutura e saúde se destacaram.
Para a secretária de Planejamento e Gestão, Mayara Soares, a gestão é considerada privilegiada pelas conquistas. “É fato, e os números provam, que fizemos um grande trabalho, resultando em grandiosas e notórias obras que foram executadas e ainda estão em execução na cidade e na zona rural de Caruaru. A próxima gestão terá ainda muitos desses recursos que conseguimos para gerir. Tenho a certeza de dever cumprido e muito orgulho do trabalho que foi executado junto com todas as secretarias da gestão Queiroz”, esclarece.