Secretaria de Saúde de Caruaru adota medidas para enfrentar possibilidade de febre amarela no Carnaval

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caruaru sai na frente mais uma vez e adota medidas para enfrentar qualquer possibilidade de contaminação do vírus da febre amarela durante o Carnaval. Uma equipe de 12 profissionais do departamento de Vigilância e Saúde estará de plantão para realizar um bloqueio de área, caso necessário.

A ação funcionará da seguinte forma: um número de telefone da equipe de plantão foi disponibilizado para todos os hospitais da cidade. Se um paciente der entrada em qualquer unidade de saúde de Caruaru, seja pública ou privada, com sintomas que remetam à febre amarela, o hospital deverá notificar a equipe imediatamente. Em seguida, o controle de vetores irá até o local realizar um bloqueio da área para que não haja possibilidade de contaminação do vírus em mosquitos Aedes aegipty. A equipe notificará o estado caso isso aconteça.

“Esse plantão tem o objetivo de isolar a área em que qualquer paciente que talvez venha de alguma região infectada possa transmitir o vírus ao vetor Aedes aegipty e acabar espalhando a doença em Caruaru. É uma precaução da Secretaria de Saúde para não sermos surpreendidos”, destacou Paulo Florêncio, diretor de Vigilância e Saúde.

Haverá, também, um mapeamento de área ao redor dos hospitais, feira da sulanca e rodoviária com intuito de facilitar o trabalho dos agentes de controle, caso uma ação seja necessária. Ressaltamos que Pernambuco não possui notificação de casos suspeitos e essa ação é preventiva

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *