Secretaria de Saúde de Caruaru traça estratégias de prevenção contra Zika e Febre Amarela

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caruaru, através do Departamento de Vigilância e Saúde, realizou, na manhã da sexta-feira (27), no auditório da Secretaria, um debate com o tema “Estratégias de Caruaru para prevenção de gestantes com exantema e microcefalia; e prevenção de febre amarela”.

O encontro teve o objetivo de iniciar a discussão sobre as estratégias de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegipty, que é o transmissor do vírus da Zika e está ligado diretamente aos casos de bebês com microcefalia. Também serão traçados métodos de atuação caso algum caso suspeito de febre amarela chegue ao município.

De acordo com o diretor de Vigilância e Saúde, Paulo Florêncio, junto com o Departamento de Atenção Básica, será feito um mapeamento de todas as gestantes do município, preenchendo um cadastro pelo qual será feito o acompanhamento de toda a gravidez, eliminando focos do vetor perto de seus locais de trabalho e moradia. Os agentes farão esse acompanhamento mensalmente visando minimizar o risco de exposição ao vírus.

Em relação à febre amarela, o departamento vai traçar estratégias que possam ser necessárias caso apareça um caso suspeito. “Vamos passar isso ao estado a fim de conseguirmos apoio para colocar em prática ações de prevenção, tal qual fizemos com a chikungunya e zika. Nos preparamos dois anos antes de aparecer os primeiros casos e obtivemos sucesso. Queremos fazer isso novamente e, além de beneficiar a população, irá facilitar o nosso trabalho”, explica Paulo Florêncio.

O evento também contou com a participação da coordenadora da Gerência de Prevenção e Controle da Dengue e Febre Amarela do estado de Pernambuco, Claudenice Pontes.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *