Secretários de Caruaru prestam contas

Wagner Gil

Esta semana o programa Jornal VANGUARDA, da Rádio Caruaru FM, iniciou uma série de entrevistas com todos os secretários municipais de Caruaru. O objetivo é cobrar promessas de campanha e levar ao ouvinte e leitor do semanário o que foi feito nos 200 primeiros dias do governo de Raquel Lyra (PSB). “Nós trouxemos uma entrevista exclusiva com a prefeita Raquel Lyra nos seis primeiros meses e agora estamos fazendo uma avaliação pasta por pasta”, disse a produtora e apresentadora, Sonaly Oliveira.

O primeiro sabatinado foi o secretário de Educação, Rubenildo Moura. Ele trouxe uma série de informações positivas, como quantidade de vagas abertas em escolas e creches, convênios e investimentos. “Este ano a educação tem sido um dos principais focos da gestão da prefeita Raquel Lyra. Depois de muito diálogo, enviamos um projeto que aplica R$ 60 milhões na educação em 2017. Vamos melhorar nossos índices, que estão abaixo da média. Estamos tratando a educação de forma profissional”, disse Rubenildo. O secretário também respondeu perguntas de professores e ouvintes.

O segundo sabatinado foi Fernando Silva, da pasta de Ação Social e Direitos Humanos. A entrevista ocorreu na quinta-feira (3), um dia depois da de Rubenildo. Fernando trouxe consigo um relatório com uma série de ações que foram implementadas. Entre os destaques, estavam a entrega de 1.488 moradias do Residencial Alto do Moura e a agilidade que está sendo feita para entrega de mais de 2,4 mil unidades nos residenciais Luiz Bezerra I e II. “Além de habitações, essas unidades estão dotadas de creches e escolas de alto padrão e voltadas com prioridades para os moradores desses conjuntos”, disse o secretário.

Essas unidades fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e foram iniciadas nos governos de Lula e Dilma. Após o impeachment da presidente, a maioria das construtoras paralisou as obras e o atual ministro da Cidades, Bruno Araújo (PSDB), teve um papel decisivo na retomada das obras e entrega das residências, já que a ex-presidente havia deixado mais de 90% das obras concluídas.

Fernando Silva detalhou ainda a quantidade de pessoas atendidas nas chuvas de maio e junho. “Foram mais de 400 famílias atendidas, algumas relocadas e outras recebendo ajuda para pagar aluguel. Também teve desocupação em áreas de risco e um profundo debate para reformulação e ativação de alguns conselhos. O secretário destacou ainda a criação da Bolsa Atleta.

A retirada dos camelôs das principais ruas do centro da cidade foi o principal tema da entrevista com o coronel Luiz Aureliano, da Secretaria da Ordem Pública. A entrevista aconteceu na sexta-feira (4).

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *