Secretários de Caruaru prestam contas

As entrevistas acontecem no programa Jornal VANGUARDA, que vai ao ar pela Rádio Caruaru FM, das 7h às 8h

Wagner Gil

O programa Jornal VANGUARDA, que vai ao ar pela Caruaru FM (104.9), deu início esta semana a uma série de entrevistas com os secretários municipais. O objetivo é fazer uma prestação de contas de cada pasta e trazer também para o leitor do semanário impresso os principais destaques e as dificuldades do governo da prefeita Raquel Lyra (PSDB). As entrevistas se encerram no dia 17, justamente com a chefe do Poder Executivo. Por dia, foram dois entrevistados, exceto na sexta, quando o procurador Túlio Vilaça não pôde comparecer.

Os primeiros entrevistados foram o secretário de Obras, Rodrigo Miranda, e o presidente do Procon, Nyverson Moura. Eles foram sabatinados na segunda-feira (2). Rodrigo foi logo dando o recado, no que diz respeito a uma das principais promessas de campanha de Raquel: zerar o déficit superior a oito mil vagas de creche quando assumiu o governo. “Estamos com várias obras de novas creches sendo concluídas. A partir da próxima semana, vamos iniciar uma série de entregas desses novos prédios. Também estão sendo concluídas reformas e ampliações de outras unidades”, destacou.

Rodrigo Miranda disse ainda que dezenas de escolas foram e outras estão sendo reformadas. Indagado sobre a paralisação de algumas obras, entre elas uma no Bairro das Rendeiras, ele explicou. “Em relação à construção da escola na Cohab III, que terá capacidade para mais de 600 alunos, houve problema com a empresa que ganhou a licitação. Outra será habilitada e deveremos entregar a unidade no prazo máximo de oito meses”, disse.

O secretário destacou ainda o avanço das obras da Via Parque. “A primeira etapa foi concluída e é sucesso absoluto. Milhares de pessoas frequentam todos os dias o espaço. A segunda etapa está em fase de conclusão e deveremos entregar entre fevereiro e março do próximo ano. Já a terceira etapa foi iniciada esta semana, com obras também de pavimentação da estrada de Gonçalves Ferreira. Essa obra já está mudando a cidade de forma significativa.”

Essa etapa chama-se de Via Parque trecho Leste e teve início no dia 31 de outubro, com a instalação dos barracões da obra. Ela está orçada em R$ 4.935.422,21 e tem um prazo de execução de oito meses. O trecho começa na Travessa Manoel Surubim e vai até a entrada da estrada para Gonçalves Ferreira. No local terão pista de cooper, ciclovia, academia da terceira idade com equipamentos, pista de skate, quadra de futebol de areia, quadra de vôlei de areia, quadra de basquete 3×3, dois playgrounds, academia, salas de apoio para academia.

Já Nyverson Moura destacou a municipalização do Procon na gestão da prefeita Raquel Lyra. Ele disse que esse fato deixa o órgão mais estruturado e recebendo também as multas que são aplicadas na cidade. Afirmou também que os maiores ‘vilões’ do consumidor são os bancos e as operadoras de telefonia.

Na terça-feira (3), prestaram contas o presidente da Destra, coronel Gilmar Araújo, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Teixeira Filho. O primeiro destacou a ampliação da autarquia na quantidade de agentes e melhorias na estrutura do órgão. “A prefeita Raquel Lyra nos deu a missão de melhorar e ampliar a Destra e sua atuação, para que chegasse mais próximo da população. Um dos exemplos foi o concurso, quando seriam apenas 50 vagas disponibilizadas, mas ela resolveu chamar os que estavam no cadastro de reserva”, disse o coronel.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, André Teixeira Filho, disse que a prefeitura vem trabalhando bastante para atrair novos empreendimentos e consolidar o Distrito Industrial com novas empresas. Ele também citou uma série de eventos que a prefeitura vem fazendo e apoiando diversos setores da economia, entre eles, o de confecções.

Na quarta (4), o entrevistado foi Bruno França, secretário de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural (Suder). Ele realizou diversas ações que proporcionaram qualidade de vida para os moradores do campo, com destaque para a criação da campanha ‘Zona Rural Mais Forte’, que traz uma série de serviços levados para as comunidades dos quatro distritos rurais, bem como a distribuição de água em carro-pipa, a vacinação de bovinos contra brucelose (170 animais no total) e febre aftosa (4.338 animais vacinados).

A secretaria garantiu convênios e a chegada de maquinário essencial para potencializar a produção agropecuária. A prefeitura conseguiu adquirir cinco equipamentos – dois tratores, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e uma PC, que estão sendo utilizados na construção e recuperação de açudes e barreiros. A recuperação das estradas rurais é outro destaque. Os recursos para a aquisição do maquinário foram adquiridos junto ao Incra, ao Ministério do Desenvolvimento Regional, com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, e também com a União, através do Ministério da Agricultura e Abastecimento, totalizando um investimento de R$ 1.031.000,00 milhão.

“Foi possível com o reforço dos novos tratores recuperar 475 quilômetros de estradas rurais, realizar a aração de terras em 2.398 hectares. Nós conseguimos ainda produzir 3.076 toneladas de silagem para o alimento do gado, além de proceder com a limpeza de 26 açudes e barragens, bem como construir outras 13 barragens subterrâneas”, afirmou o secretário Bruno França.

Outro destaque dessa pasta foi o Programa Nacional de Habitação Rural em Caruaru (PNHR) que avançou, e agora contabiliza a entrega de 161 casas, de um total de 416. “Nossa meta é concluir essas entregas nos próximos meses. Até o final do ano teremos um total superior a 220 unidades construídas e entregues”, concluiu Bruno.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *