Participar de uma entrevista de emprego sempre exigiu preparação, mas, para as oportunidades que surgirem neste ano, os candidatos serão ainda mais cobrados. De acordo com o coach de Maurício Sampaio, o principal motivo está relacionado à crise: as empresas estão redobrando os cuidados para evitar o erro de uma contratação.
“As companhias estão trabalhando sem gordura e, por isso, serão mais seletivas em 2016. O nível de exigência será maior no que diz respeito às habilidades e competências técnicas e emocionais”, afirma o especialista. “As empresas querem profissionais com capacidade de entender a sua complexidade organizacional e que promovam resultados imediatos.”
Para ter sucesso e atender às expectativas dos contratantes, Sampaio reforça que o primeiro passo é ser honesto consigo.
“Analise se a vaga para a qual estão lhe convocando realmente tem a ver com suas perspectivas profissionais e pessoais. Se você está indo para uma entrevista que não tem nada a ver com você, com o que almeja para seu futuro profissional, e que, principalmente, não atenderá aos seus talentos, está perdendo o seu tempo e o do entrevistador.”
O coach recomenda que o candidato deixe claro, no currículo e na carta de apresentação, suas habilidades, competências e realizações. “Não adianta basta ter várias formações e certificações. Isso é muito bom, mas não resolve.”
Uma dica é fazer uma espécie de inventário profissional e pessoal. “Escreva em um caderno suas competências, qualidades, os resultados que já obteve, o que deseja para os próximos 5 anos. Faça uma espécie de portfólio profissional. Você descobrirá quantas coisa já realizou, o quanto se desenvolveu e descobrirá aonde estão seus pontos fortes”, ensina.
Está desempregado há muito tempo? Veja o que fazer
Para Sampaio, o tempo parado pode ser uma forma de repensar a sua carreira e verificar se ainda quer atuar na área que pretendia em seu currículo anterior. Por isso, é fundamental revisar seu currículo, atualizar dados cadastrais, cursos, capacitações, certificações e outros.
“Verifique o objetivo do seu currículo, se ele está claro para quem vai ler. Ou seja, se você deseja vaga de vendedor interno, está colocando isso no seu currículo? E analise a coerência dos dados. Algumas pessoas informam que desejam atuar em uma determinada área e inserem no currículo cursos e experiências que não têm nada a ver.”
O coach também chama a atenção para a apresentação: “Apresentar currículos amassados, que estão guardados há muito tempo, com o grampo enferrujado, com papel de péssima qualidade e colorido… Nada disso pega bem”.