A Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), entre os dias 25 e 28 de julho, abordou o tema: “Unidas na Cultura, Fortalecidas na Luta!”. Diversas atividades foram ofertadas à população, entre elas a Feira da Mulher Empreendedora Negra, palestras e oficinas voltadas para as políticas em prol da mulher negra caruaruense. Todas gratuitas.
As ações foram iniciadas na terça-feira (25), Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, com um belíssimo e emocionante momento cultural no Teatro Difusora. Participaram do evento, grupos de dança, cantoras, poetisas, fotógrafas, líderes religiosas, profissionais do Direito, Assistência Social, Psicologia, entre outras. Todas as pautas foram voltadas para a cultura negra.
Entre os dias 26 e 28, as atividades se concentraram na sede da SPM, com oficinas de maquiagem para a pele negra e percussão, além de palestra sobre o empreendedorismo feminino. O encerramento aconteceu na sexta-feira (28) com palestra e roda de diálogo com o tema: “Mulher Negra em Espaços de Poder” e contou com as participações super especiais das advogadas Lucimary Passos, Renata Santos e Josivane Silva, todas ligadas ao feminismo e direitos humanos.
“É muito importante que secretarias sempre estejam a promover ações em que congreguem mulheres, especialmente mulheres negras que ainda percebem que não estão inseridas naqueles espaços que lhes são de direito e que deveriam estar envolvidas”, afirmou a advogada Lucimary Passos, que também é presidente e conselheira da Comissão de Pró-igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa -COPPIR.
A secretária de Políticas para Mulheres, Luana Marabuco, disse que a realização da Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é importante para homenagear e reconhecer a força e as conquistas dessas mulheres. “É compromisso da gestão Rodrigo Pinheiro fazer com que todos os dias tenhamos ações e serviços voltados para essas mulheres. E não só em dias específicos como o da Consciência Negra ou na Semana da Mulher Negra”, ressaltou Luana.