Caruaru está entre as mais de trezentas cidades brasileiras que irão receber ações da 13ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal (MCTIC). No Estado, o Sebrae realiza atividades que têm como objetivo difundir a ciência e a tecnologia como forma de incentivar a inovação nas empresas. No município, as ações acontecem no dia 27 de outubro, a partir das 13h30, na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic).
A programação está dividida em cinco palestras voltadas para gestores e profissionais que atuam em empresas do Polo de Confecções do Agreste, segundo maior do país. Os temas são “A Quarta Revolução Industrial do Setor Têxtil e de Confecção: A Visão de Futuro”, “Integração Consumidor, Varejo, Fornecedor”, “TI na Criação, na Produção e na Modelagem”, “Transformando Inovações em Valor para a Empresa” e “Financiamento para Implantação de Inovações via Fontes Oficiais e Privadas”.
“O evento será de extrema relevância para todas as empresas que fazem parte do Polo de Confecções, desde o setor da indústria, passando pelo varejo e englobando os serviços no segmento de moda. O mesmo proporcionará o encontro de cinco grandes palestrantes de renome nacional, proporcionando ao público exposição e debate de temas totalmente conectados à agregação de valor e aumento de competitividade para todas as empresas desses três setores. Enfim, será uma oportunidade singular e espero que todos aproveitem”, destaca o analista do segmento de Confecções da Unidade Agreste Central e Setentrional do Sebrae, Gilson Gonçalves.
“Resolvemos descentralizar as atividades, sair da capital, para ajudar os pequenos negócios a encontrar saídas e trazer resultados para oxigenar a nossa economia. Cada um desses setores pode se empenhar em produzir de um jeito diferente, por isso são importantes a capacitação e o diálogo”, comenta a gerente da Unidade de Soluções Empresariais do Sebrae em Pernambuco, Gleycilane Ramos. A entidade compreende que a pauta de inovação é responsável por trazer o desenvolvimento para os setores estratégicos das mesorregiões do Estado.
O Sebrae Pernambuco estimula o debate sobre ciência e tecnologia a favor do desenvolvimento das micro e pequenas empresas, para favorecer a competitividade da indústria no Estado. A mudança de cultura passa por um trabalho contínuo de capacitar as empresas através da inovação, a exemplo da iniciativa do Sebraetec, que atua em sete áreas: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação (TIC).
As vagas são limitadas e as inscrições estão sendo realizadas na Acic, que fica na Rua Armando da Fonte, nº 15, no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru. O valor do investimento é de R$ 50. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (81) 3721-2725.