Semana Nacional de Museus tem programação especial em Noronha

Em comemoração ao Dia Internacional do Museu, celebrado em 18 de maio, a Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes, vai comemorar a data com programações especiais, entre exposição, contação de histórias e visita mediada. A ação, voltada para estudantes, turistas e moradores, acontecerá entre os dias 18 e 30 deste mês.

A celebração faz parte da 21ª Semana Nacional de Museus, que, nesta edição, conta com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”. “O tema escolhido atende a três dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): saúde e bem-estar global, ação climática e vida na terra”, explicou André Portela, superintendente de Turismo, Cultura e Esportes.

Para a administradora da ilha, Thallyta Figuerôa, a escolha do tema tem tudo a ver com Fernando de Noronha, pois envolve as questões históricas (museu), sustentabilidade e bem-estar. “A programação está bem variada e muito legal de ser conferida, onde todos podem conhecer, discutir e debater sobre arte, história e sustentabilidade. Esperamos todos vocês”, ressaltou.

No contexto da sustentabilidade histórica, foi inserida na programação a exposição da maquete do hidroavião Jahú, que realizou a primeira travessia do Atlântico Sul, amerissando (pousando em superfície aquática) em Fernando de Noronha, como o primeiro ponto de parada no território brasileiro após 12 horas ininterruptas e sem escalas, chegando no arquipélago ainda na madrugada. O nome do avião foi dado em homenagem à terra natal do comandante João Ribeiro de Barros.

Programação da Semana Nacional do Museu

Conhecendo o Fundo do Mar
Público-alvo: Alunos da Creche Bem-Me-Quer
Data: 18 de maio
Horário: 10h e 15h
Local: Museu do Tubarão

Arte & História & Sustentabilidade
Público-alvo: Alunos da EJA do Erem Arquipélago, comunidade e visitantes
Data: 19 de maio
Horário: 19h
Local: Memorial Noronhense Marieta Borges

A saga do Jahú – Vou ali, volto já
Exposição da réplica do hidroavião Jahú
Público-alvo: Alunos da EJA do Erem Arquipélago, comunidade e visitantes
Período: 19 a 30 de maio
Horário: 19h
Local: Memorial Noronhense Marieta Borges

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *