Semas realizará série de postagens com indicações de materiais relacionados à Educação Ambiental

No próximo dia 26 de janeiro, as instituições ambientais, centros de ensino, governos e sociedade civil comemoram o Dia Internacional da Educação Ambiental. Como uma forma de auxiliar no compartilhamento de materiais diversos acerca do tema, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), através da Gerência de Educação Ambiental, vai realizar uma série de postagens nas redes sociais, que vão focar na importância da fauna e da flora para o equilíbrio ambiental e as relações entre o ser humano e o meio ambiente.

Realizadas semanalmente, a partir da próxima sexta-feira (26), as postagens terão cunho educativo e serão voltadas aos público de todas as idades. No dia da Educação Ambiental, o instagram da Semas-PE (@oficialsemaspe) dará início às divulgações com a indicação de “Minúsculo: o filme”, longa-metragem disponível no YouTube que acompanha uma joaninha que se perde de sua família e acaba se vendo no meio de uma disputa entre duas colônias de formigas. O filme mostra, de forma lúdica, as relações entre as diferentes espécies da fauna, o funcionamento das distintas sociedades e o comportamento de cada indivíduo.

Além do filme, a secretaria também vai indicar uma cartilha de atividades para abordar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS´s) no ambiente escolar, compilando um conjunto de atividades adaptadas aos ODS´s à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que foram e podem ser desenvolvidas nos espaços educacionais. A cartilha é baseada nas experiências adquiridas no Projeto Galego, projeto de extensão coordenado pela professora Bruna Bezerra, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A equipe de Educação Ambiental também vai sugerir o artigo “A preservação do meio ambiente: um desafio social, ético e global na educação”, que aborda a necessidade de desenvolver novas metodologias para orientar as novas gerações sobre a importância da Educação Ambiental, ultrapassando as técnicas defasadas e despolitizadas acerca da temática. Por fim, o livro “Conservação da Natureza – E eu com isso?”, dos escritores José Palazzo e João Carbogim, também está na lista de materiais que podem colaborar com o debate.

De acordo com Lays Lima, gerente técnica de Educação Ambiental da Semas-PE, a gerência estuda indicar obras, artigos, cartilhas, filmes e outros materiais que ajudem a elucidar a temática em todos os setores da sociedade semanalmente em dias estratégicos. Ela explica que a ideia é planejar a divulgação de materiais trimestralmente, mas o planejamento detalhado dos meses de fevereiro e março ainda está em andamento.

“É uma ação para divulgarmos a importância da Educação Ambiental. Como as redes sociais são uma ferramenta fundamental hoje em dia, nós pensamos no instagram da secretaria para divulgar todos os temas relevantes da questão ambiental, sempre priorizando a Educação Ambiental”, destaca Lays.

Dia Internacional da Educação Ambiental

O Dia Internacional da Educação Ambiental foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. Comemorado anualmente em 26 de janeiro, a data foi criada para impulsionar e debater os conceitos da Educação Ambiental e enfatizar a necessidade de fortalecer as discussões que podem auxiliar na elaboração de políticas ambientais voltadas à preservação do meio ambiente e dos diversos ecossistemas globais. O principal objetivo desse eixo temático da educação é fazer com que esses diálogos sejam incorporados aos centros educacionais e atinjam crianças, adolescentes e jovens, criando uma nova mentalidade e reforçando a importância da preservação ambiental nessas faixas etárias.