Série Recantar Caruaru inicia gravações com Almério como primeiro convidado

Com muitas músicas e histórias para cantar e contar, tiveram início no final de fevereiro as gravações da segunda temporada da série para TV “Recantar Caruaru”, que traz artistas da nova geração local homenageando a memória de músicos caruaruenses já consagrados. A produção é uma parceria entre a produtora Vertigo Filmes, o produtor cultural e professor da UFPE, Amilcar Bezerra, e o cantautor caruaruense Gael Vila Nova.

O programa contará com a apresentação de Gael, que entrevistará artistas de destaque da cena musical contemporânea da cidade. Ao longo de quatro episódios, cada entrevistado falará sobre sua trajetória, cantará músicas de seu repertório e homenageará um artista da “velha guarda” de Caruaru, cantando sucessos antigos e falando da influência do homenageado em sua própria formação.

Para a gravação do primeiro episódio, a produção entrevistou o cantor Almério, que abordou desde o início da sua carreira até realizações mais recentes, como a gravação da música “Quero Você”, junto com Maria Bethânia. Em destaque, Almério homenageou o compositor e produtor cultural caruaruense Carlos Fernando, produtor de um dos projetos mais inovadores na história do frevo: as coletâneas “Asas da América”.

A primeira temporada do programa foi lançada em 2018, com veiculação na TV PE e YouTube. Idealizador do projeto, o professor do Curso de Comunicação Social do Campus Agreste da UFPE, Amilcar Bezerra, explicou como o Recantar saiu do papel. “Caruaru é um celeiro de artistas que despontaram nacionalmente como compositores de canções célebres. Como forma de reconstruir uma memória musical para a cidade, realizamos a primeira edição desse projeto conversando com diferentes personagens sobre suas memórias afetivas relacionadas a canções que falavam da cidade. Para essa segunda temporada, pensamos em uma nova abordagem: promover uma conexão desta nova geração com artistas locais já consagrados ao longo do século XX”, detalhou.

INCENTIVO E FORMAÇÃO
Produzida no estúdio da Vertigo Filmes, a série possui fomento da Lei Paulo Gustavo através do edital da prefeitura de Caruaru e inclui uma ação formativa envolvendo alunos do curso de Comunicação Social do Campus Agreste da UFPE. Serão ao todo quatro episódios: “Almério homenageia Carlos Fernando (in memoriam)”, “Valdir Santos homenageia Jacinto Silva (in memoriam)”, “Isabela Moraes homenageia Petrucio Amorim” e “Gabi da Pele Preta homenageia Azulão”.
Além de disponibilizar os episódios de forma gratuita no YouTube, a produção prevê parceria com TVs abertas e públicas do estado de Pernambuco, para veiculação dos episódios em sua grade de programação, com previsão de lançamento a partir do segundo semestre de 2024.

A primeira temporada da série está disponível no YouTube (https://www.youtube.com/@recantarcaruaru190). No instagram, é possível acompanhar informações sobre a produção no perfil https://www.instagram.com/recantarcaruaru.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.