Os trabalhos de recuperação das estradas rurais de Caruaru continuam, inclusive nas vias que sofreram com as ações das chuvas nos últimos meses. O período de estiagem tem favorecido a retomada dos trabalhos de revitalização das dessas passagens e vêm sendo feitos de acordo com um calendário de serviços direcionados por distrito. A Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural do município é quem está à frente das ações.
As máquinas estão agora no Primeiro Distrito Rural. Nesta quarta (25), o serviço está sendo realizado no Sítio Olho D’água da Cana. O trecho que vai do Murici ao Sítio Araçá também passou por manutenção esta semana. Uma outra frente de serviços fez, na terça (24), o trecho do lado oposto, que liga a Vila Peladas à Taquara de São Pedro e Murici. As vilas de Brejo Novo, Pau Santo, Agreste de Pau Santo e os Brejos da Palmeira e da Mulata também estão previstos no cronograma, assim como Lagoa do Paulista e Terra Vermelha. Mais de 112 km foram recuperados no distrito, de janeiro à julho deste ano. No mês de setembro foram quatro quilômetros recuperados.
Ao finalizar o Primeiro Distrito, a equipe seguirá para o Terceiro Distrito, onde se localizam as estradas do Sítio Saguim, Riacho do Veado e Sítio Contendas. Entre os meses de janeiro à julho, foram mais de 30 km recuperados nesse distrito. “Cerca de 30% das estradas foram recuperadas, em especial as dos principais corredores. O trabalho bem direcionado, dividido em frentes de serviços, tem dado resultado e assim esperamos que continue até terminarmos os locais que ainda faltam”, declarou o secretário Diogo Cantarelli.
Os serviços do Quarto Distrito, iniciados no mês de setembro, nas vias de acesso à Vila Kennedy e Lagoa da Pedra, no João Barreto, foram concluídos na semana passada. Só no trecho que compreende as estradas de Xique-xique, Xicuru, Firmeza, Sítio Capim, Serrote dos Bois da Baraúna e Lajedo do Cedro, foram mais de oito quilômetros recuperados. De julho à outubro deste ano foram mais de 70 km recuperados na região e de janeiro à junho, em torno de 80 km, totalizando mais de 150 km de estradas revitalizadas este ano no local.
Já no Segundo Distrito, a estrada que liga as vilas de Malhada de Barreiras Queimadas à Tabocas, Bilhar de Taboca e Sítio Santa Maria, também foi feita no mês de setembro. A região teve um pouco mais de 20 km recuperados no período de julho à outubro, e 49 km, de janeiro à junho, totalizando este ano, mais de 69 km de estradas requalificadas na região.