Serviços de saúde reforçados para a Folia de Momo

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), está preparado para atender pernambucanos e turistas que necessitarem da rede de saúde durante o Carnaval. No período de Momo, as unidades estaduais de urgência e emergência estão recebendo o reforço de 4.820 plantonistas extras, um aumento de 30% em relação ao ano passado.

O Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa também se encontra aberto 24 horas por dia para acolher mulheres vítimas de violência. A SES ainda está atuando com a Operação Lei Seca, para inibir a combinação do álcool com a direção; no monitoramento das ocorrências de saúde do Galo da Madrugada; e com o Hemope aberto para receber as doações de sangue. Camisinhas e material informativo, inclusive sobre febre amarela, também vêm sendo distribuídos.

Dos 4.820 plantonistas extras convocados para o Carnaval, 242 são médicos, 1,2 mil profissionais de nível superior (enfermeiros, assistentes sociais, biomédicos, farmacêuticos, sanitaristas, dentre outros) e 3.378 de nível médio (técnicos de enfermagem, radiologia e laboratório). Eles vêm atuando nos hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Agamenon Magalhães, Barão de Lucena e Geral de Areias, no Recife; Jaboatão Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes; Belarmino Correia, em Goiana; e nos Regionais de Caruaru, Limoeiro, Serra Talhada e Inácio de Sá.

“Entre 2015 e 2017, o Governo de Pernambuco convocou mais de 5,9 mil profissionais para as unidades hospitalares do Estado. Isso mostra o empenho em qualificar o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde. Mesmo assim, estamos reforçando nossas escalas para ampliar nossa capacidade durante este período, em um planejamento que vem sendo feito nos últimos carnavais e que tem se mostrado bastante efetivo”, afirma o secretário estadual de Saúde, Iran Costa. O secretário ainda reforça que todas as 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) se encontram funcionando normalmente, com atendimento 24 horas.

A rede estadual de saúde ainda conta com 1,4 mil leitos de retaguarda, sendo mais de 1 mil de leitos clínicos (41 de desintoxicação) e 456 para traumatologia e cirurgia vascular.

A Central de Regulação de Leitos de Pernambuco também teve aumento no quantitativo de profissionais: ao todo, 50 pessoas já têm reforçado o trabalho, entre médicos, profissionais de nível superior e teleatendentes. Técnicos da Regulação também estão no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) do Recife, um dos centros responsáveis pelas ações na área de segurança durante o Carnaval. Eles se encontram presentes durante todos os dias de folia para qualquer intercorrência na área da saúde. A intenção é viabilizar e agilizar processos que envolvam atendimentos, internamentos e outros serviços de saúde.

Lei Seca

No intuito de reforçar que bebida e álcool não combinam, a Operação Lei Seca (OLS) em Pernambuco está intensificando a vigilância nos dias de folia, com foco mais intenso nos locais próximos aos polos carnavalescos do Grande Recife e Interior do Estado. As equipes de fiscalização estão contando com reforço de motos, que vêm acompanhando os bloqueios diários nos pontos estratégicos. Os agentes estão tendo, ainda, apoio da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães). No total, serão 85 bloqueios de fiscalização itinerantes este ano.

Doação

Com o mote Compartilhe Cultura e Solidariedade, faça a diferença, doe Sangue no Hemope, a Fundação Hemope convoca a população pernambucana a comparecer aos hemocentros para doar sangue no período carnavalesco. A unidade funciona de segunda a sábado, inclusive no Sábado de Zé Pereira (10) e entre a segunda (12) e a Quarta de Cinzas (14), das 7h15 às 18h30. Atualmente, dos oito tipos de sangue, três estão com estoque estável, três em alerta e dois críticos. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos e ter mais de 50 kg.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *