Com o intuito de promover e estimular o debate sobre a segurança do paciente em todas as unidades de saúde do Estado, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), implanta, nesta terça-feira (05/12) às 8h30, o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESPPE) para orientar os serviços, oferecer cooperação técnica e ampliar o número de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), promovendo maior humanização no atendimento aos usuários do SUS no Estado. O lançamento e a discussão sobre o tema será feita durante o II Fórum Estadual de Segurança do Paciente, no auditório da SES, no bairro do Bongi. O encontro terá como tema Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente e terá palestras, debates e mesas redondas com a participação de especialistas, profissionais e gestores.
A meta é que até o final de 2018, todas as unidades da rede estadual – hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) – desenvolvam seus Núcleos a fim de buscar a melhoria da qualidade na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e diminuir ou eliminar riscos que podem causar danos ao paciente.
“Sabendo da importância da Segurança do Paciente, a Secretaria Estadual de Saúde publicou em julho deste ano a Portaria SES Nº 319 que institui o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente de Pernambuco (NESPPE). O Núcleo tem o objetivo de Apoiar a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente e a implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente nas unidades de Saúde do Estado de Pernambuco. Os Núcleos de Segurança possuem papel fundamental na melhoria da qualidade e segurança nos serviços de saúde. Além disso, o II Fórum de Segurança do Paciente contribuirá para a disseminação do tema, trazendo informações e estratégias para práticas assistenciais seguras” pontua Erika Patrícia Lopes da Silva, coordenadora de Qualidade e Segurança do Paciente da SES.
A programação tem início com apresentação do cenário nacional da segurança do paciente, pela especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ana Clara Ribeiro. Também serão abordadas medidas de prevenção no controle das infecções relacionada à assistência à saúde pela médica infectologista Martha Maria Romeiro Figueiroa; e o Protocolo de Sepse será detalhado pela professora titular do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sylvia Hinrichsen.
O tema “Segurança na assistência farmacêutica: medicamentos de alta vigilância” será debatido pela médica Tatiana da Silva Francelino, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo e ainda haverá a participação da enfermeira Rosa Amélia Magalhães Leal, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), abordando Motivação X Segurança do Paciente: o engajamento da equipe multiprofissional. A médica do Hospital das Clínicas (HC), Adélia Cristina Monteiro, trará o assunto Eventos Adversos: gerenciando os riscos. A enfermeira Sandra Moura, do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), irá expor como implantar Núcleo de Segurança do Paciente. O tema “Lesão por Pressão: indicador de qualidade na assistência” será debatido pela médica Ladjane Maria de Souza, do Hospital dos Servidores do Estado.