Sesc celebra centenário de Ingmar Bergman

Um dos mais influentes cineastas do século XX, Ingmar Bergman, está sendo reverenciado pelo Sesc em todo o país com uma seleção de seus principais filmes. É uma homenagem ao centenário do cineasta sueco, vencedor de diversos prêmios, entre eles três Oscars de Melhor Filme Estrangeiro. A Mostra de Cinema “O Lobo à Espreita – Uma Homenagem ao Centenário de Ingmar Bergman” será realizada no Teatro Rui Limeira Rosal, no Sesc, entre os dias 11 e 15 de julho, sempre às 19h30. As sessões são gratuitas.

Abrindo a mostra, na quarta-feira (11/07), será exibido o filme “Persona” (1966 / 18 anos), que mostra a história de uma atriz de teatro que sofre uma crise emocional e para de falar. Na quinta (12/07), é a vez de “Face a Face” (1976 / 18 anos). O filme conta a história Jenny Isaksson, uma psiquiatra casada, assombrada por visões de uma velha.

“Sonata de Outono” (1978 / 18 anos) é a atração da sexta-feira (13/07). A trama apresenta Charlotte, uma mãe ausente por anos, que vai até a casa de sua filha Eva e se surpreende ao encontrar a outra filha, Helena, que tem problemas mentais.

Já a sessão do sábado (14/07) terá “Na Presença de um Palhaço” (1997 / 14 anos), que Bergman filmou quando estava com 80 anos. E encerrando a Mostra, no domingo (15/07), será exibido o filme “Vergonha” (1968 / 16 anos). Ingmar mostra a história de Jan e Evan Rosenberg, dois músicos que vão viver em uma ilha para fugir da guerra civil em seu país.

O Cineasta – Ingmar Bergman nasceu em 1918 na cidade sueca de Upsália e morreu em 2007. Tem no currículo alguns dos mais aclamados filmes de todos os tempos como “Persona”, “O Sétimo Selo”, “Gritos e Sussuros”, “Fanny e Alexander” e “Cenas de um Casamento”. Iniciou a carreira em 1941, mas seu primeiro filme, “Kris”, foi lançado em 1945. Seu estilo é inconfundível, marcado por diálogos densos, câmeras que penetram rostos e os revelam, em especial os das mulheres. Aliás, as atrizes foram suas grandes estrelas e para elas dedicou personagens extremamente sensíveis. Destaque para Liv Ulmann que esteve no elenco de dez filmes do diretor.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Mostra Ingmar Bergman no Sesc Caruaru
Data: de 11 a 15 de julho de 2018
Local: Teatro Rui Limeira Rosal – Rua Rui Limeira Rosal, s/n – Petrópolis
Horário: 19h30
Entrada Gratuita
Informações: (81) 3721.3967

Programação:
Quarta-feira (11/07) – “Persona” (classificação 18 anos)
Quinta-feira (12/07) – “Face a Face” (classificação 18 anos)
Sexta-feira (13/07) – “Sonata de Outono” (classificação 18 anos)
Sábado (14/07) – “Na Presença de um Palhaço” (classificação 14 anos)
Domingo (15/07) – “Vergonha” (classificação 16 anos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *