Sesc Dramaturgias abre inscrições para oficina de iluminação em Arcoverde

O Sesc Dramaturgias está com inscrições abertas, em Arcoverde, para uma oficina sobre técnicas de iluminação cênicas e as utilizações no palco, com a Light designer Claudia de Bem. Os interessados devem se inscrever, de 15 a 27 de julho, no Ponto de Atendimento do Sesc Arcoverde, que fica na Rua Capitão Arlindo Pachêco de Albuquerque, número 364, no Centro da cidade. As vagas são limitadas e podem participar pessoas a partir dos 14 anos de idade. O custo é de R$ 20 para o público geral. Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo têm desconto e pagam R$ 10.

As aulas acontecem de 28 de julho a 1º de agosto, das 18h às 22h, no Teatro Geraldo Barros, do Sesc. A oficina “Dramaturgia da Luz” propõe examinar a luz como potência desencadeadora de processos criativos no território expandido do teatro, que partilha elementos com poéticas vizinhas, tais como a visualidade, a teatralidade e a performatividade. “Reconhecendo a dramaticidade e simbologia da luz, seu potencial poético e sua ampla forma de representatividade, a oficina objetiva aos participantes sensibilizar o olhar sobre a alquimia da luz e pensá-la como uma potencializadora do espaço”, explica a ministrante.

Cláudia de Bem é também diretora de cena e artista visual. Ela nasceu em Porto Alegre (RS) e, atualmente, reside em São Paulo. Doutoranda na ECA-USP, mestre em artes cênicas, especialista em iluminação e design de interiores, é membro honorário da APCEN (Associação Portuguesa de Cenografia). Tem 10 premiações nacionais na área de design cênico e, em 2015, participou da equipe da representação brasileira para a Seção dos Países e Regiões da Quadrienal de Praga (Espaço e Design da Performance). Desde 2006, se dedica à pesquisa sobre luz e percepção e desenvolve projetos artísticos nas áreas de teatro, cinema, música, artes visuais e design de interiores.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *