Sesc realiza bate-papo entre autores no FIG

Nesta quarta (25/7), a partir das 19h, o Sesc Garanhuns realizará mais uma edição do projeto Arte da Palavra, no Circuito de Autores, que tem a proposta de valorizar e divulgar autores. A agenda está inserida na programação gratuita montada pela Unidade especialmente para a 28ª edição do Festival de Inverno e vai acontecer no polo Praça da Palavra Raimundo Carrera, na Praça Souto Filho.

Na ocasião, ocorrerá o encontro de dois grandes escritores brasileiros: Cidinha da Silva e André Sant’Anna. Eles prometem um bate-papo especial de estímulo à leitura. A conversa será mediada pelo escritor garanhuense Hélder Hérik, que foi um dos vencedores do III Prêmio Pernambuco de Literatura, promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundarpe, com o livro “Rinoceronte Dromedário”. “Eles são muito respeitados e experientes no universo da escrita. Será muito bom tê-los conosco para falar sobre os benefícios da leitura e o estímulo à prática dela”, analisa o instrutor de atividades artísticas do Sesc Garanhuns, Josimar Araujo.

Cidinha é mineira, mas mora em Salvador. Formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve crônicas, contos, poesias, literatura infantil, além de romances e quadrinhos. Entre suas obras, estão “Racismo no Brasil e afetos correlatos” e “#Parem de nos matar!”. Seu parceiro de conversa nesse Circuito, André Sant’Anna também é mineiro, mas mora no Rio de Janeiro. Além de escritor, é roteirista, publicitário e músico. O estilo debochado e irreverente são principais características identificadas em suas obras, como “O paraíso é bem bacana” e “O Brasil é bom”.

Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras – o projeto foi lançado em março de 2017 para atuar em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, estimulando a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações, a fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Três tipos de circuito compõem o projeto: Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores; Oralidade, com apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas literárias de diferentes temáticas para o exercício da prática da escrita literária e formação de leitores com maior bagagem literária.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Arte da Palavra
Data: de 25 de julho
Local: Polo Praça da Palavra Raimundo Carrera, localizada na Praça Souto Filho.
Informações: (87) 3761-2658
Programação: Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *