O mercado de refeições fit está cada vez mais em alta. Segundo a agência de pesquisas Euromonitor Internacional, este segmento de alimentação saudável no Brasil deve crescer, em média, 4,41% por ano até 2021. O País é o quarto maior mercado do mundo no setor, movimentando US$ 35 bilhões por ano, um crescimento aproximado de 12,3% na última década, 4,3% maior que a média mundial.
Acompanhando o crescimento da área, a Lucco Fit, por exemplo, que é uma empresa especializada em refeições funcionais, quadriplicou de tamanho desde a sua inauguração, em 2015. No ano seguinte, em 2016, o mercado de alimentação saudável movimentou cerca de R$ 93,6 bilhões em vendas. Não à toa, a startup registrou um crescimento maior que 100% do primeiro para o segundo ano.
Com a profissionalização, o negócio manteve um crescimento significativo desde então. Só no ano passado, o aumento no faturamento da empresa alcançou 42%. De acordo com Gustavo Brunello, CMO e gerente de marketing da Lucco Fit, esse sucesso é decorrente de “uma estratégia baseada na profissionalização dos processos e escalabilidade da produção que dialoga com seu público com foco na entrega de qualidade e praticidade”, explica.
As vendas da Lucco Fit tiveram início na internet e, após rápida ascensão, os executivos enxergaram uma oportunidade de expandir o negócio para uma loja física. “A ideia de um e-commerce ter um espaço físico é para aproximar o cliente da marca, atendê-lo com um profissional de nutrição e provar que a comida saudável também pode ser gostosa”, explica o empresário.
Atualmente o e-commerce continua sendo a principal frente da marca, representando 60% do faturamento mensal contra os 36% das lojas e 4% das vendas feitas via WhatsApp. O tíquete médio também acompanha a proporção, com uma média de R$ 280 nas vendas online e R$ 72 nas lojas físicas.
Outro diferencial da empresa, segundo Brunello, é o intenso trabalho de divulgação feito nas redes sociais que dialoga com os consumidores e gera admiração, além de serviços agregados na loja física como o co-working de profissionais de saúde, localizado andar de cima da loja. Atualmente, a Lucco Fit tem duas lojas, uma na Bela Cintra e outra no Itaim, em São Paulo – que conta com espaço para o cliente aquecer e consumir a refeição adquirida.
Para o futuro, a marca pretende investir na expansão do e-commerce, além de abrir novas regionais e já estuda cidades como o Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG) para um primeiro momento. A expectativa de crescimento da empresa é superar a média do setor, e, segundo os executivos, triplicar de tamanho até o final do ano que vem.
Sobre Lucco Fit
Referência em alimentação saudável, a Lucco Fit foi criada pelos administradores Gustavo Brunello e Daniel Luco, com o objetivo de oferecer comida saudável pronta e saborosa a um preço acessível. Mais tarde, o economista e primeiro investidor da marca, Fábio Campos, passou a fazer parte dos sócios. A marca dispõe desde refeições completas até doces sem açúcar ou conservantes.
Em quatro anos de existência, a Lucco Fit quadruplicou de tamanho, e agora possui uma fábrica própria na cidade de São Paulo, com capacidade de produzir mais de 100 mil refeições mês. Além disso, ainda contam com duas lojas conceito: uma na Bela Cintra, região central da capital paulista, e outra no Itaim, zona sul de São Paulo, nas quais os clientes escolhem suas refeições e podem comer no local ou levar para casa, com acompanhamento de estudantes de nutrição.
Um outro diferencial do espaço é que a loja dos Jardins dispõe de um andar totalmente voltado para co-working no qual profissionais da saúde podem atender seus pacientes pagando apenas pelas horas utilizadas. Além disso, a Lucco Fit pratica diversas ações de sustentabilidade, como o EU RECICLO, compensando 100% do descarte de materiais plásticos.