Em encontro realizado neste domingo (20), o deputado e vice-líder da oposição na Câmara Federal, Sílvio Costa (Avante), e o ex-prefeito do Recife, João da Costa (PT) discutiram o fortalecimento da participação de lideranças políticas, sociais, sindicais e comunitárias na agenda do ex-presidente Lula em Pernambuco. Em caravana pelo Nordeste, Lula estará no Recife e Ipojuca nas próximas quinta (24), sexta (25) e sábado (26) e no Sertão do Araripe, no dia 31 deste mês.
O deputado Sílvio Costa e o ex-prefeito João da Costa concordaram que é importante ampliar a presença das organizações e movimentos sociais na recepção e nos atos da agenda do ex-presidente Lula, que está abrindo um debate com o País num momento de grave crise política, severa crise econômica e profunda intolerância e radicalização de classe na sociedade. Após a reunião, o deputado e o ex-prefeito confirmaram que estarão presentes em todos os eventos da passagem do ex-presidente Lula por Pernambuco.
O deputado Sílvio Costa e o ex-prefeito João da Costa convergiram também sobre a importância de se começar um debate sobre a formação de uma Frente Ampla de Esquerda, unindo partidos progressistas e programáticos para enfrentar o “desmonte do estado social brasileiro”, que o governo Michel Temer (PMDB) está promovendo.
A proposta é reunir partidos que se oponham ao desmonte do estado brasileiro, que queiram compor uma frente, mas que sejam legendas que possuam conteúdo de esquerda – como o PT, PCdoB, PDT, PCB e PSol -, para resistirem aos ataques contra os trabalhadores e as regulamentações que compõem a rede de proteção social do País, e que queiram discutir a elaboração de uma proposta de governo para 2018.
“Conversamos sobre a agenda do presidente Lula em Recife, Ipojuca e Granito (Araripe) e fizemos avaliações sobre os cenários políticos nacional e estadual atuais e as projeções para o próximo ano”, ressaltou o ex-prefeito petista do Recife, João da Costa.
O encontro de Sílvio Costa com o x-prefeito João da Costa é parte da intensificação da agenda de conversas do vice-líder da oposição na Câmara com todos os atores políticos do campo da esquerda de Pernambuco. Sílvio e João da Costa concordam que é imprescindível ampliar o diálogo com as forças progressistas no Estado.
“Entendemos que é preciso conversar mais com os movimentos sociais em todas as áreas. Quanto mais estiverem incorporados ao debate os movimentos sociais, mas fortalecida estará a frente de esquerda e a candidatura de Lula em 2018. Concordamos que é fundamental as ruas estarem presentes no debate”, detalhou o encontro Sílvio Costa. O deputado defendeu, ainda, que se consolide uma frente de esquerda em Pernambuco para a disputa das eleições estaduais do próximo ano.