Nesta terça-feira, dia 15 de março, os médicos pernambucanos participarão do processo eleitoral para escolha da nova diretoria Simepe que contará com chapa única denominada Médico, o Sindicato é Você! Neste dia serão eleitas as diretorias Executiva, Regionais, Base e Conselho Fiscal do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) para o triênio 2016-2019.
A chapa 1 Simepe representa a renovação com responsabilidade. Para o próximo mandato as propostas de trabalho – ação e luta – englobam principalmente o justo financiamento da saúde, uma vez que a corrupção, os desmandos e negociatas dilapidaram o país de uma maneira que, se já era precária, a saúde pública tornou-se um caos. Nesse caos instalado sofre a população e sofrem os médicos como vítimas solidárias.
De acordo com o candidato à presidência do Simepe, Tadeu Calheiros, os médicos sofrem também com a deterioração do sistema suplementar de saúde. A rede pública e a rede privada jogam pesado contra a população, os médicos são aviltados pelas forças midiáticas dos governos fazendo-os vilões e responsáveis por esse caos. “Salários e rendimentos estagnados ou decadentes. Maquia-se essa situação com os engodos das terceirizações e Organizações Sociais (OSs) que quase nada resolvem em definitivo, se obriga os médicos a criarem empresas (pessoas jurídicas) para desvinculações salariais e contratos precários” enfatizou.
Segundo ele, governos regionais e municipais fracos esperam por migalhas de um governo central cada vez menos federativo e mais centralizador. Déficit de recursos humanos em todas as áreas de saúde e também com reflexos negativos no ensino médico. A violência grassa numa terra arrasada e os médicos são também penalizados, pois estão na ponta do sistema, lado a lado com o povo, bem longe de palácios e lagos artificiais. “O Simepe está pronto para continuar lutando e denunciando e conseguindo avançar o meio de tudo isso, com as mãos limpas, o peito aberto, coragem e determinação. O Simepe é de seus associados”, acentuou.
Vale salientar que, o horário da votação das eleições do Simepe será das 8h às 20h, nos seguintes locais: sedes do Simepe, Cremepe e da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), no Recife; nos hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Oswaldo Cruz, Barão de Lucena, Agamenon Magalhães, IMIP, Otávio de Freitas, das Clínicas, de Câncer, Geral de Areias, PROCAPE, Miguel Arraes, Dom Helder Câmara, Pelópidas Silveira, Policlínica Professor Arnaldo Marques, Real Hospital Português, UNIMED III, Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros – CISAM, HEMOPE. Além das sedes da Associação Médica de Caruaru/SIMEPE, da Associação Médica de Petrolina/SIMEPE; do SIMEPE em Garanhuns e dos Hospitais Regionais Inácio de Sá em Salgueiro, Fernando Bezerra em Ouricuri, Professor Agamenon Magalhães – HOSPAM em Serra Talhada, Rui de Barros Correia em Arcoverde, Emília Câmara em Afogados da Ingazeira.