O sinal analógico de TV foi desligado em Caruaru, Bezerros e São Caetano desde às 23h59 da última segunda-feira, 17 de dezembro. A decisão foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV), liderado pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Moraes, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Com o objetivo de informar e orientar a população sobre a mudança, além de campanhas em TV, rádio, impressos, portais, redes sociais e do trabalho nas ruas, a Seja Digital,entidade não-governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, realizou eventos e parcerias. O resultado foi uma união de esforços da entidade com prefeituras, voluntários, servidores públicos e líderes comunitários. “A receptividade da população desde a gestão pública, as comunidades e todos os parceiros foi de grande importância para o desenvolvimento do trabalho”, disse Neilza Buarque, gerente regional da Seja Digital.
As ações de mobilização social foram realizadas em diferentes bairros e comunidades da região. No total, cerca 250 Caravanas da TV Digital e mutirões de agendamentos e instalação aconteceram para que a população pudesse tirar dúvidas sobre como ter acesso ao sinal digital. Nesses eventos, mais de 90 mil famílias agendaram a retirada do kit, distribuído gratuitamente pela Seja Digital às famílias de menor renda, e 30 antenistas realizaram mais de 16 mil instalações gratuitas de conversores e antenas digitais, equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.
A agricultora Severina Maria, 51 anos, moradora de Bezerros, retirou e instalou o kit gratuito assim que ficou sabendo que tinha direito. “Estou encantada com a qualidade da imagem da minha televisão. É muito diferente do que era! Agora está limpa e ainda por cima pegando mais canais”, disse. Depois da instalação, ela se inscreveu na Instalação Premiada, promoção criada pela Seja Digital, e foi uma das 12 sorteadas com o prêmio de R$ 2 mil em um cartão pré-pago. “Esse dinheiro caiu do céu. Foi uma verdadeira bênção”, completou.
Em parceria com as três prefeituras, a população também foi atendida nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos CadÚnicos do Bolsa Família, ação que mobilizou cerca de 100 voluntários e contou com a apoio de 70 servidores, capacitados para orientar os moradores sobre como continuar vendo TV após o desligamento do sinal analógico.
Entendendo o importante papel de multiplicadores que as crianças podem desempenhar neste processo, a entidade também realizou ações com foco em alunos de escolas públicas. Foram 17 edições da Caravana da TV Digital nas escolas, que impactaram cerca de 8.500 estudantes.
Para facilitar o acesso da população aos equipamentos, a Seja Digital também fechou parcerias com o varejo, apoiando a realização de ações, como o Feirão Digital e o Caminhão Digital. “Só no Feirão, mais de 6,5 mil itens foram comercializados, com fluxo de pessoas que ultrapassou a casa de 3 mil”, disse Neilza Buarque.