Socialista amplia votação em quase todas as regiões de Pernambuco

Do Blog de Jamildo

Cotado para vencer a eleição para o Governo de Pernambuco já no primeiro turno, segundo a última pesquisa de intenção de voto do Instituto Maurício de Nassau (IPMN), o ex-secretário da Fazenda Paulo Câmara (PSB) ampliou a votação em quatro das seis regiões do Estado, no levantamento divulgado nesta quinta-feira (2), em relação ao último, do dia 25 de setembro.

O candidato socialista ampliou a liderança sobre o principal adversário, o senador Armando Monteiro Neto (PTB), no Recife e na Região Metropolitana. Na capital pernambucana, onde tem o apoio do prefeito Geraldo Julio (PSB), Paulo vencia por 43% a 24%. Agora, atingiu 47%, contra 25% de Armando. A vantagem passou de 19% para 22%.

Nas demais cidades do Grande Recife, o avanço foi maior. Antes, Câmara tinha 41% dos votos, contra 34% de Armando; o que lhe dava uma vantagem de 7%. Agora, o socialista passou para 51%, enquanto o senador caiu para 26%. A diferença saltou para 25%.

No Agreste, onde os dois candidatos estavam empatados em 34%, Câmara abriu uma vantagem de 11 pontos. O ex-secretário tem 41% da preferência dos eleitores, enquanto Armando recuou para 30%.

O candidato socialista também reduziu um pouco a diferença para Armando no Sertão, onde o apoio do ex-presidente Lula (PT) pesa a favor de Armando. No último levantamento, o senador tinha 53% dos votos na região, contra 28% de Paulo Câmara. Hoje, a votação é de 53% para Armando e de 30% para Câmara. A vantagem do petebista passou de 25 para 23 pontos.

ARMANDO
Apesar de estar em segundo lugar no levantamento, Armando reagiu em duas regiões do Estado. No Sertão do São Francisco, berço político do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, que disputa o Senado pelo PSB, Armando ampliou a vantagem de 15% que tinha sobre Paulo Câmara.

No São Francisco, onde conta com o forte empenho do prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB), Armando tem agora 51% das intenções de voto, enquanto Paulo Câmara aparece com 27%. A vantagem do petebista é de 24%.

Na Zona da Mata, onde o candidato do PSB está na frente, o senador petebista conseguiu reduzir a diferença de 31% para 24%. Armando cresceu de 20% para 25% na região, enquanto Paulo Câmara recuou de 51% para 49%.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *